Tempo de Despertar (“Awakenings”, EUA, 1990)

Uma das grandes injustiças da Academia de Cinema de Hollywood foi ter entregue o Oscar de melhor ator em 1991 a Jeremy Irons pela sua apenas razoável atuação em “O Reverso da Fortuna” em detrimento ao brilhantismo de Robert de Niro em “Tempo de Despertar“.

Ele interpreta Leonard, um dos doentes que tem um raro tipo de catatonia. O recém chegado neurologista Malcolm (Robin Williams ainda recém descoberto de “Bom Dia Vietnam”) após extensa pesquisa concluí que há uma droga que pode fazer desperta-los e experimenta em Leonard, o qual apresenta impressionante melhora. Porém ele começa apresentar estranhos efeitos colaterais.

Além de apresentar um profunda discussão sobre exclusão social e tempo perdido, esse lindo drama parece ter sido feito sob medida para de Niro mostrar tudo o que sabe e porque é um dos melhores (senão o melhor) ator de sua geração. Só pelo último ato, durante os tais efeitos colaterais, ele já merecia o Oscar. O tema de impacto, a trilha sonora emocionante de Randy Newman, a atuação intocável de Robert de Niro e um roteiro baseado numa história real é mais que suficiente para fazer qualquer um encher um balde de lágrimas. Imperdível.

[rating:4.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Robert De Niro
Robin Williams
Julie Kavner
Ruth Nelson
John Heard
Penelope Ann Miller
Max von Sydow

Direção:
Penny Marshall

Produção:
Lawrence Lasker
Walter F. Parkes

Fotografia:
Miroslav Ondrícek

Trilha Sonora:
Randy Newman

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram