Última Parada 174 (Brasil, 2008) ***NOS CINEMAS***

[youtube NMClNxR0o-4]

Cidade de Deus” gerou um subgênero dos filmes de favela e já deu várias crias. Apesar de ser baseado em fatos reais e, aparentemente, ter um cunho social maior, “Última Parada 174” é apenas mais uma dessas crias.

Conta a história do menino Alessandro desde seu nascimento até o fatídico dia fatal em que seqüestra o ônibus 174 em junho de 2000. Como todo filme mediano desse filão, vemos as mesmas gírias, as mesmas atitudes, como se estivéssemos vendo vários ‘Zé Pequenos’. Só mudam os artistas. O que, por sinal, é o ponto alto do filme. Michel Gomes com o protagonista e Cris Vianna como sua pseudo-mãe Marisa dão um banho de interpretação. Chega a ser surpreendente a virada que a personagem de Vianna dá ao longo do enredo.

Quanto ao roteiro é inconcebível que as duas tragédias que norteiam a trama, o massacre da Candelária e o seqüestro do 174, sejam meros e pequenos coadjuvantes, em especial o episódio do ônibus já que este dá o nome ao drama. Por isso mesmo é quase ilógico dizer que o melhor da história está na coincidência dos dois meninos se chamarem Alessandro (um deles é só Sandro) e perceber qual deles é o filho verdadeiro de Marisa. Apenas razoável como ficção e irrelevante como fato, o espectador ganha mais vendo o sensacional documentário “Ônibus 174” de José Padilha (“Tropa de Elite“).

Curiosidade: sabia que o ator André Ramiro interpreta aqui um policial do Bope pela segunda vez? A primeira foi em Tropa de Elite.

[rating:2]


Ficha Técnica

Elenco:
Michel Gomes
Marcello Melo Jr.
Gabriela Luiz
Cris Vianna
Anna Cotrim
André Ramiro

Direção:
Bruno Barreto

Produção:
Patrick Siaretta
Paulo Dantas
Bruno Barreto
Antoine de Clermont-Tonnerre

Fotografia:
Antoine Heberlé

Trilha Sonora:
Marcelo Zarvos

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram