Watchmen – O Filme (“Watchmen”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

[youtube nwrSgao6I4w]

Não dá pra negar que “Watchmen” é um marco com idéias revolucionárias de uma realidade alternativa onde Nixon foi reeleito pela quarta vez, os EUA venceram a guerra do Vietnam, enquanto a guerra fria atinge seu auge em plena década de 80. E acima de tudo desde a década de 50 pessoas comuns foram às ruas mascaradas fazendo justiça com as próprias mãos se tornando super-heróis e um desses grupos, Watchmen (Vigilantes) fez um imenso sucesso ate que a sociedade passasse a vê-los como uma ameaça e uma lei no final da década de 70 pusesse fim aos heróis mascarados. Quando um deles, o Comediante (Jeffrey Dean Morgan de “P.S. – Eu Te Amo“) é assassinado, seus antigos colegas passam a temer pelos seus destinos e desencadeiam uma investigação que chegará numa conclusão assombrosa e talvez numa das maiores polêmicas da política mundial: para se estabelecer a paz, vale pagar qualquer preço?

Bem, até aí estamos falando da fantástica Graphic Novel de Alan Moore e Dave Gibbons. Já no cinema a história é um pouco diferente. Zack Snyder teve apenas um relativo sucesso ao transpor essa trama sensacional das páginas da HQ para a tela de cinema. Ele esqueceu um detalhe importante com relação à fluidez: quando se lê uma revista, é o leitor que impõe a velocidade da narrativa, acelerando a leitura nas partes menos importantes e se atendo àquelas cruciais. Já o cinema, acontece o inverso, já que o filme em si determina a velocidade. E Snyder tratou vários trechos da revista, inclusive aqueles que só funcionariam nos quadrinhos, da mesma forma, tornando o ritmo quebradiço, principalmente em flashbacks que se mostram várias vezes, algumas citações fora de contexto, entre outros, dando a impressão (falsa) que o filme dura mais do que o necessário.

Por outro lado, “Watchmen” não perdoa e entra com tudo na violência explícita com algumas seqüências, mesmo que poucas, chocantes. Poucas sim, porque a trama, para os desavisados, tende mais para um drama, já que o foco são os personagens, suas origens e como suas bagagens de vida os transformaram. A ação acontece como conseqüência natural. Mesmo que essa adaptação não chegue ao brilhantismo da HQ homônima, “Watchmen” é um ótimo programa para o fim de semana, principalmente para quem quer um novo enfoque da palavra super-herói.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Malin Akerman
Billy Crudup
Matthew Goode
Jackie Earle Haley
Jeffrey Dean Morgan
Patrick Wilson
Carla Gugino
Matt Frewer
Stephen McHattie
Laura Mennell

Direção:
Zack Snyder

Produção:
Lawrence Gordon
Lloyd Levin
Deborah Snyder

Fotografia:
Larry Fong

Trilha Sonora:
Tyler Bates

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram