Intrigas de Estado (“State of Play”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

[youtube uH6SAvCD_kM]

Jornalista investigativo (Russel Crowe de “Rede de Mentiras“) investiga um homicídio e um acidente e descobre, junto com sua nova parceira (Rachel McAdams de “Vida de Casado“), que há um vínculo entre eles e que isso pode levar a uma conspiração envolvendo os altos níveis do governo americano. Se você está com aquela pulga atrás da orelha que já viu isso antes, não é ilusão. Essa é a trama básica de conspiração que pelo menos uma vez por semestre pipoca nos cinemas vindo da fábrica chamada Hollywood.

O que poderia melhorar o roteiro seria o fato de que a conspiração envolve o melhor amigo do protagonista (Ben Affleck de “Ele Não Está Tão a Fim de Você“). Porém o diretor Kevin McDonalds (“O Último Rei da Escócia“) perde essa oportunidade preferindo focar num desnecessário affair que acaba não levando a nada e, a bem da verdade, nunca é bem explicado.

Por incrível que pareça, o melhor em cena é Affleck, enquanto os demais operam apenas no piloto automático. A beldade Rachel McAdams que geralmente brilha em cena aparece como mero acessório. Destaque positivo para Helen Mirren (“A Rainha“) como a editora do jornal.

Como todo filme mediano de suspense a reviravolta em seu último ato, apesar de inicialmente atraente, pode ser descoberta um pouco antes sem muito esforço e, numa análise posterior tem motivos tão forçados que parece final de novela das 8h, onde vários desfechos diferentes são filmados de acordo com a conveniência do roteiro. Mesmo assim “Intrigas de Estado” entrega uma produção de primeiro nível que merece ser assistido com a ressalva que o roteiro é uma manufatura de clichês do gênero. Com certeza tem gente que verá o copo meio cheio e alguns verão o copo meio vazio.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Russell Crowe
Ben Affleck
Rachel McAdams
Helen Mirren
Robin Wright Penn
Jason Bateman
Jeff Daniels
Michael Berresse
Harry J. Lennix
Josh Mostel
Michael Weston
Barry “Shabaka” Henley
Viola Davis
David Harbour
Stephen Park
Brennan Brown
Maria Thayer
Wendy Makkena
Michael Jace

Direção:
Kevin Macdonald

Produção:
Tim Bevan
Eric Fellner
Andrew Hauptman

Fotografia:
Rodrigo Prieto

Trilha Sonora:
Alex Heffes

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram