Território Restrito (“Crossing Over”, EUA, 2009)

[youtube JbRG9Jt7-ig]

Território Restrito” tenta mostrar através de um caleidoscópio de narrativas, todas as facetas do que representa a imigração para os EUA, desde a clandestinidade, passando pela xenofobia americana, até o diferente posicionamento dos próprios imigrantes. São quase duas horas acompanhando tramas paralelas com alguns pontos de conexão ao longo do drama.

Algumas dessas histórias são interessantes como a do agente de imigração (o eterno Indiana Jones, Harrison Ford) que se compadece dos clandestinos, tenta ajudar uma mexicana (a brasileira Alice Braga de “Cinturão Vermelho“, numa ponta) ao mesmo tempo que investiga a morte da irmã de seu parceiro. Salpica-se um pouco (só um pouco) de humor na parte dedicada a Jim Sturgees (“Quebrando a Banca“), britânico clandestino tentando se passar por americano judeu.

No mais tem a correta trama sobre uma australiana (Alice Eve de “Grande Coisa“) que quer o caminho mais fácil para chegar nos EUA, mas esbarra com um interesseiro agente (Ray Liotta de “Em Nome do Rei“). E o resto ou é ingênuo – da africana sem mãe; ou é sem graça – a dos orientais; ou é insuportável – a chatíssima muçulmana adolescente.

Pelo menos o diretor acertou focando mais na trama de Ford (é o que vale do filme) e também por ter algumas cenas nuas (olá Alice Eve!) e cruas, como as muito bem coreografadas cenas de violência. Um tema tão importante como esse merecia vários filmes e não um filme com várias historietas enlatadas de gosto duvidoso. Mas o que vale é a intenção, certo?

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Harrison Ford
Ray Liotta
Ashley Judd
Jim Sturgees
Cliff Curtis
Summer Bishil
Alice Braga
Alice Eve
Jacqueline Obradors
Melody Khazae
Merik Tadros
Nina Nayebi
Leonardo Nam

Direção:
Wayne Kramer

Produção:
Frank Marshall
Wayne Kramer

Fotografia:
Jim Whitaker

Trilha Sonora:
Mark Isham

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram