Um Ato de Liberdade (“Defiance”, EUA, 2008)

[youtube DPgSZhsX9EE]

A história real de três irmãos que na Bielo-Rússia nazista tiveram que fugir para a floresta após um massacre em seu vilarejo e formam a força de resistência chamada Otriad Bielski (sobrenome deles). Ao saberem que eles conseguiram outras pessoas de outras vilas decidem se juntar a eles. Com a quantidade de fugitivos dos guetos crescendo na floresta, várias dificuldades aparecem, além do fato da constante mudança por conta da perseguição dos soldados. As coisas se complicam quando há uma desavença entre os irmãos.

Apesar de baseado em fatos, Hollywood meteu a mão na produção de maneira a inserir a maior quantidade de clichês possíveis. Cada um dos irmãos logicamente vai se apaixonar por uma fugitiva. Se lá não se pode ficar grávida, com certeza alguém vai ficar. Vai ter o personagem que tentará um motim. E pior: tudo escrito de forma tão burocrática que, aliado à longa duração do filme, parece ter um formato episódico, quase como uma minissérie onde cada capítulo seria uma dificuldade diferente para nossos heróis.

Já como pontos positivo, a construção do trio de personagens principais escapa da mesmice. O líder Tuvia (Daniel Craig, o atual 007) está longe de ser como James Bond, pois é ético e diria até fraco com dificuldade para tomar decisões importantes; Zus (Liev Schreiber de “Wolverine“) apesar de começar como o clichê do irmão revoltado que pode colocar tudo a perder, mostra-nos a partir do fim do segundo ato uma personalidade muito mais complexa e interessante, talvez até mais do que Tuvia; e finalmente Asael (Jamie Bell de “Jumper“) mesmo em segundo plano, funciona bem como muleta emocional de Tuvia.

Gratificante constatar o destino e as fotos reais dos três irmãos antes do início dos créditos finais o que dá crédito (sem trocadilhos) para “Um Ato de Liberdade” que, só não é melhor, pois seus roteiristas não souberam sintetizar a realidade nem em tirar o excesso glamour de Hollywood.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Daniel Craig
Liev Schreiber
Jamie Bell
Alexa Davalos
Alan Corduner
Mark Feuerstein
Tomas Arana
Jodhi May
Kate Fahy
Iddo Goldberg
Iben Hjejle
Martin Hancock
Ravil Isyanov

Direção:
Edward Zwick

Produção:
Edward Zwick
Pieter Jan Brugge
Alisa Katz
Troy Putney
Roland Tec

Fotografia:
Robert Alazraki
Gilbert “Berto” Lecluyse
Eduardo Serra

Trilha Sonora:
James Newton Howard

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram