Código de Conduta (“Law Abiding Citizen”, EUA, 2009) ***NOS CINEMAS***

[youtube DtIONCZ1Ok0]

Bandido bom é bandido morto? Para Clyde sim. Interpretado por Gerard Butler (“Gamer“), ele viu sua esposa e filha serem mortas por dois assaltantes. Presos, eles são julgados e, por diversas particularidades da justiça, há uma chance deles escaparem. Para não perder a causa, o ambicioso e vaidoso promotor de justiça Nick (Jamie Foxx de “O Reino“) faz um acordo com um dos assaltantes, livrando a cara dele em troca do pescoço do outro. Logicamente isso não agrada em nada Clyde. Traumatizado, ele desenvolve um plano para matar todos aqueles envolvidos no fraudulento julgamento.

Esse é daqueles filmes de ação que te prende na tela a cada minuto. Lógico, um dos motivos pra isso é não prestar atenção nas arestas mal aparadas do roteiro o que, aí sim há de se dizer, é o de menos, perto da concepção da narrativa. Clyde funciona como um perfeito anti-herói e uma espécie de McGyver turbinado e trava um duelo quase desleal com Nick, o qual custa a acreditar na seriedade e na vivacidade das ameaças de seu algoz.

A parte que ninguém se interessa, mas cabe frisar é a que diz respeito a alguns deslizes na história, por exemplo, das condicionantes que levaram o julgamento a ter aquele resultado no início, ou dos convenientes erros de planejamento de Clyde, o que permite que Nick possa antever seus movimentos no final. Em outras palavras, alguns detalhes que se analisados com cuidado, torna o todo bem difícil de engolir. Fora o fato de que Hollywood continua pregando que: não importa quantos inocentes morram, pois se o mocinho sobrevive no final, é sinal de que tudo terminou bem.

Ironias a parte, “Código de Conduta” conta com uma produção de primeira linha, uma direção de F. Gary Gray (“O Outro Nome do Jogo“) no mínimo correta, ação que ofusca as falhas, tornando-se um filme um pouco acima das medianas produções de ação que pipocam por aí. Esquecível no mesmo dia, mas ainda assim, vale a pena.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Jamie Foxx
Gerard Butler
Colm Meaney
Bruce McGill
Leslie Bibb
Michael Irby
Gregory Itzin
Regina Hall
Emerald Angel Young
Christian Stolte
Annie Corley
Richard Portnow
Viola Davis
Michael Kelly
Josh Stewart

Direção:
F. Gary Gray

Produção:
Gerard Butler
Lucas Foster
Mark Gill
Robert Katz
Allan Siegel

Fotografia:
Jonathan Sela

Trilha Sonora:
Brian Tyler

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram