O Psicólogo (“Shrink”, EUA, 2009)

[youtube jf_8g2lDbzg]

Existem aqueles dramas que se dizem inteligentes, mas que não passam de bobagens amontoadas em um bando de personagens que mal se relacionam, como “Informers – Geração Perdida“. Contudo, há aqueles onde há uma teia de relacionamentos que se entrelaçam via uma inteligente história que, se bem feita, consegue comover os mais duros. É o caso de “O Psicólogo“.

Kevin Spacey (a voz robótica de “Lunar“) é Henry, conhecido como o psicólogo das estrelas de Hollywood. Depois que sua mulher cometeu suicídio ele entrou numa espiral de auto-destruição e adquiriu um forte vício pela maconha. Mesmo assim não deixou de praticar, num misto de auto-sabotagem e esperança de ainda poder ajudar alguém. E são esses pacientes que gravitam em torno de Henry que também desenvolve relações intrapessoais formando uma série de subtramas que convergem para a própria vida do psicólogo: Gemma (Keke Palmer de “Prova de Fogo“) é uma jovem que também perdeu um ente familiar e fica amiga de Jeremy (Mark Webber de “Um Amor Jovem“), ex-paciente e amigo de Henry, mas se apaixona por pela secretária de outro paciente dele. O próprio protagonista começa a se envolver com a esposa de um de seus pacientes (Saffron Burrows de “Efeito Dominó“).

Com várias participações que deixam o enredo ainda mais interessante, talvez a mais marcante seja a do mestre Robin Williams (“Uma Noite no Museu 2“). Não apenas pela sua atuação, mas principalmente porque seu personagem é um alter ego dele próprio: ele vive Jack, um ator alcoólatra que encontra dificuldades em arrumar novos trabalhos e mais ainda de admitir seu problema. Só esse ato de coragem já eleva a produção a um novo nível. Além disso, há um tom delicioso de comédia (vide, por exemplo, o vendedor de maconha), mas que não perde o foco do sentimento principal.

Vindo da TV, o diretor Jonas Pate demonstrou um imenso domínio da câmera e do ritmo e conclui numa redenção que fica longe do clichê, fechando as pontas de todas as histórias envolvidas. “O Psicólogo” é um belo drama que não pode passar despercebido das prateleiras de sua locadora.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Kevin Spacey
Saffron Burrows
Mark Webber
Dallas Roberts
Keke Palmer
Griffin Dunne
Joel Gretsch
Jack Huston
Pell James
Robert Loggia
Jesse Plemons
Laura Ramsey
Gore Vidal

Direção:
Jonas Pate

Produção:
Dana Brunetti
Michael Burns
Braxton Pope

Fotografia:
Lukas Ettlin

Trilha Sonora:
Ken Andrews
Jackson Browne
Brian Reitzell

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram