Terror na Antártida (“Whiteout”, EUA, 2009)

Baseado numa HQ, “Terror na Antártida” chegava pra ser o suspense sensação de 2009 trazendo a mais gata das gatas Kate Beckinsale (“O Efeito da Fúria“) como Carrie, uma agente do FBI que depois de um trauma, parte para uma base isolada na Antártida para serviços de rotina, até que um assassinato (o primeiro ocorrido na região) faz com que ela tenha que enfrentar seus demônios e esclarecer o mistério.

O filme vinha sendo produzido desde 2002, o que nunca é um bom sinal. Não é surpresa portanto, que a narrativa pareça tão solta, perdendo-se em vários momentos para retomar o ritmo mais tarde, o que provoca desinteresse da parte do espectador. Dessa forma, é um pior sinal quando, apesar do mistério, a platéia nem está mais tão interessada assim em sua resolução.

O roteiro ainda entrega o ouro em vários momentos, sendo o próprio trauma da protagonista um prenúncio, e comete dois erros crassos: o primeiro e mais grave é entender como pessoas que estão há mais de ano numa base sabem tão pouco sobre si (caso contrário, o principal culpado seria descoberto num piscar de olhos); e também o fato de que a motivação parece insuficiente pra uma conspiração daquele tamanho, já que parece ter sido um evento mais de oportunidade do que planejado.

O principal foco que seria o isolamento pela localização geográfica e pelo clima não parece influir muito no clima de tensão, mesmo com algumas poucas e boas cenas de ação. Beckinsale está como sempre com uma presença marcante e é bom ver sua inteiração com Tom Skeritt (“For Sale by Owner“) de volta a filmes A. Destaque para a cena da cirurgia da mão que talvez seja a única que dê um pouco mais de calafrios.

Com o mistério resolvido sem muito esforço, “Terror na Antárdida“, mesmo com gelo por todos os lados, não deixa de ser apenas morno, mesmo que relativamente bem produzido. Mais indicado para os fãs da Kate Beckinsale.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Kate Beckinsale
Gabriel Macht
Tom Skeritt
Columbus Short
Alex O’Loughlin
Shawn Doyle

Direção:
Dominic Sena

Produção:
Susan Downey
David Gambino
Joel Silver

Fotografia:
Christopher Soos

Trilha Sonora:
John Frizzell

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram