Chico Xavier (Brasil, 2010) ***NOS CINEMAS***

Ao sair da sessão de cinema, uma coisa será fato: o espectador saberá o quanto foi excepcional, tanto a vida de Chico Xavier, médium mais importante que o Brasil já teve, como o próprio homem em si. O que não quer dizer que o filme tem o mesmo nível do personagem ao qual se baseia. Se o objetivo fosse simplesmente mostrar a importância do protagonista, não era necessária uma dramaturgia, mas apenas um documentário. Começa com uma introdução duvidosa dizendo que seria impossível colocar toda a vida do médium num único filme. Ao mesmo tempo em que é óbvio, também cheira a uma desculpa prévia para a potencial má qualidade da narração.

Mostra então Chico Xavier em três fases: como criança, interpretado por Matheus Costa, já adulto e finalmente entendendo seu dom na pele de Ângelo Antônio e entrando na terceira idade em sua fase mais madura na forma do ator Nelson Xavier. Ele sempre envolto em polêmicas sobre a credulidade de seus atos mas com um caráter irrepreensível. Apesar das três interpretações superarem qualquer expectativa, chega a ser assombrosa a semelhança física de Nelson Xavier com Chico, o qual divide o mesmo sobrenome.

Já Daniel Filho (“Se Eu Fosse Você 2“) começou a evoluir do ultrapassado formato novelesco cheio de closes, mas se deslumbrou tanto com as inúmeras possibilidades das técnicas de cinema que certos efeitos foram usados a exaustão. Para citar apenas um exemplo, o efeito de transição entre a imagem de Chico Xavier na TV para qualquer outra cena, o qual deve ter sido usado mais de dez vezes no decorrer da projeção.

Isso junto a outros vícios de direção e a um ritmo moroso que torna o filme mais longo do que ele já é, faz de “Chico Xavier – O Filme” uma produção repleta de lugares comuns que só não tem uma avaliação pior porque o material com o que trabalhou é belíssimo e cheio de nuances que poderiam ser melhor apresentadas. Afinal não é todo mundo que só foi morrer quando o Brasil todo estava feliz.

[rating:3]


Ficha Técnica

Elenco:
Matheus Costa
Angelo Antônio
Nélson Xavier
Tony Ramos
Christiane Torloni
Giulia Gam
Letícia Sabatella
Luís Melo
Pedro Paulo Rangel
Giovanna Antonelli
André Dias
Paulo Goulart
Cássia Kiss
Cássio Gabus Mendes
Rosi Campos
Carla Daniel
Charles Fricks
Jean Pierre Noher
Nildo Parente
Cadu Fávero
Glaucia Rodrigues
Luiz Serra
Daniel Barcelos Jaimovich
Thelmo Fernandes

Direção:
Daniel Filho

Produção:
Daniel Filho

Trilha Sonora:
Egberto Gismonti

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram