Babel (EUA, 2006)

[youtube 9R0WfYhwATU]

O diretor mexicano Alexandre Gonzalez Irritañu virou uma espécie de Gabriel, o Pensador: depois de uma ótima sacada em seus primeiros filmes (sendo até adotado por Hollywood por conta de “21 Gramas“), começou a se repetir o que faz com que as coisas sejam mais previsíveise percam um pouco de sua força, apesar de não serem necessariamente ruins.

O segredo é que em seus filmes acontecem histórias aparentemente separadas rodando em paralelo com espaço e tempo alterados, as quais acabam se encontrando de maneira inteligente em determinados momentos, sendo que a grande lição sempre versa em as conseqüências que uma ação num círculo de pessoas pode ter em outros círculos.

Nessa nova cria, o lema é “desgraça pouca é bobagem” e se expande em conseqüências intercontinentais: um casal americano em viagem turística pelo oriente é baleado acidentalmente por crianças nativas; uma empregada leva os filhos de sua patroa ao México para um casamento, pois não pode deixar as crianças sozinhas; uma adolescente japonesa surda-muda sofre com o despertar da sua sexualidade e a aparente rejeição dos homens.

Essa última trama tem um vínculo tão fraco com as demais que, apesar de interessante no aspecto de como a técnica de filmagem influi na trama, poderia ser descartada do roteiro. Claramente se vê que esta só está no filme pela sua história e não pela coerência com o resto. Além disso, com o mínimo de atenção o expectador consegue matar a charada da trama principal (com Brad Pitt e Cate Blanchett) logo nos primeiros 10 minutos.

Para não se afetar muito com os aspectos que enfraquecem o filme, é melhor se concentrar em seu tema principal que é como a comunicação – ou falta dela – culmina para que tragédias aconteçam. Nesse ponto é ótimo ver determinadas cenas de tensão que acontecem justamente pela falta de entendimento entre seus personagens.

Nota 7


Ficha Técnica

Elenco:
Cate Blanchett
Brad Pitt
Gael García Bernal
Kôji Yakusho
Lynsey Beauchamp
Adriana Barraza
Elle Fanning
Boubker Ait El Caid
Clifton Collins Jr.
Michael Pena
Jamie McBride

Direção:
Alejandro González-Iñárritu

Produção:
Steve Golin
Alejandro González Iñárritu
Jon Kilik

Fotografia:
Rodrigo Prieto

Trilha Sonora:
Gustavo Santaolalla

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram