Nine (EUA, 2009)

Um exército das mulheres mais lindas do cinema. Se contar com o protagonista Daniel Day-Lewis (“Sangue Negro“), são seis vencedores do Oscar. Tudo isso para contar a história de Guido Contini, um famoso diretor italiano que não consegue filmar sua nova produção devido a um bloqueio de criatividade e acaba sendo atormentado por todas as mulheres que já fizeram parte da sua vida.

Baseado num musical da Brodway que estreou em 1982, fazendo temporada até 2003 e vencedor do Prêmio Tony cinco vezes, o roteiro foi entregue nas mãos do experiente diretor de musicais Rob Marshall, do ótimo “Chicago“. Era pra ser uma jogada sem medo de errar, certo? Errado. Nine se transforma num dos exercícios mais tediosos do cinema, numa mostra de que a passagem de uma história do teatro para a tela grande nada tem de simples.

Numa clara homenagem ao cineasta Frederico Fellini, principalmente fazendo uma analogia de Guido com alguns dos famosos personagens vividos pelo muso Fellininano Marcello Mastroianni, em especial em “Cidade das Mulheres” de 1980, “Nine” se perde em sua própria petulância. Números musicais fraquíssimos, sem quase nenhuma aderência com a narrativa, diverge diametralmente do que Marshall havia feito com ótimas coreografias em Chicago.

Os personagens são unidimensionais e alguns beiram o insuportável. Lewis compôs um Guido monocórdio e afasta qualquer afinidade que o público possa ter com ele. Sua jornada interior para a auto-descoberta só será conhecida para os espectadores heróis que chegarem até o final (são 112 minutos) e, mesmo assim, periga de se transformar na mais completa decepção em um musical contemporâneo. “Nine“, como já dizia a obra de Shakespeare, é muito barulho por nada.

[rating:1.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Daniel Day-Lewis
Marion Cotillard
Penélope Cruz
Kate Hudson
Nicole Kidman
Judi Dench
Sophia Loren
Fergie
Ricky Tognazzi
Giuseppe Cederna

Direção:
Rob Marshall

Produção:
John DeLuca
Marc E. Platt
Harvey Weinstein

Fotografia:
Dion Beebe

Trilha Sonora:
Paul Bogaev
Andrea Guerra
Maury Yeston

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram