O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford (“The Assassination of Jesse James for the Coward Robert Ford”, EUA, 2007)

[youtube 6eJ4EiX0NnM]

Um dos primeiros títulos de filme que praticamente é o plot do mesmo. Mas desde já é um dos melhores westerns dramáticos de todos os tempos. Baseado em fatos reais, mostra a relação de Jesse James (Brad Pitt de “Tróia“) com seu bando após seu último assalto. E do bando se destaca o ainda jovem Robert Ford (Casey Affleck de “Medo da Verdade“), o qual tem James como seu ídolo no início do relacionamento, porém que começa a mudar sua opinião, seja por inveja, ciúme ou até mesmo medo.

O que mais chama atenção no roteiro é que apesar da mitificação de Jesse James como bandido-herói, ele mostra o protagonista como alguém a beira do desequilíbrio, mesquinho e traiçoeiro, mas ao mesmo tempo consciente de seus defeitos e em busca de mudança. E como sua mitificação foi tão forte que consegue convencer a todos, inclusive seu algoz, que James era um herói ao invés de apenas um assaltante. E falando em algoz, Casey Affleck rouba o filme em toda cena que participa. E olha que Brad Pitt e todos os outros coadjuvantes atuam em uníssono.

Como se não bastasse uma história fascinante, todos os seus 160 minutos são justificáveis com a intrincada relação entre seus personagens. E pra fechar com chave de ouro, uma das mais belas fotografias de 2007, só perdendo o Oscar para “Sangue Negro“. É filme para se ver, ouvir e sentir.

Nota 9,5


Ficha Técnica

Elenco:
Brad Pitt
Mary-Louise Parker
Casey Affleck
Sam Rockwell
Jeremy Renner
Sam Shepard
Ted Levine
Zooey Deschanel
Paul Schneider

Direção:
Andrew Dominik

Produção:
Jules Daly
Dede Gardner
Brad Pitt
Ridley Scott
David Valdes

Fotografia:
Roger Deakins

Trilha Sonora:
Nick Cave
Warren Ellis

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram