O Ultimato Bourne (“The Bourne Ultimatum”, EUA, 2007)

[youtube X2B0yRMv-kI]

Fechando a trilogia de uma das melhores séries de espionagem do cinema, Jason Bourne sob o improvável corpo de Matt Damon está de volta comandado por Paul Greengrass (que também dirigiu a segunda parte).

O filme já começa ligado no 220V com câmera e protagonista elétricos num jogo que de gato e rato onde todos são gatos e ratos ao mesmo tempo. O excesso de ação é ótimo, mas parece que o entusiasmo fez o diretor esquecer de mergulhar um pouco mais no mistério da identidade de Bourne. Mesmo que no final o público entenda tudo, essa parte crucial do roteiro parece ter sido tratada sem o devido esmero ou profundidade, como se a ação fosse mais importante em detrimento à história.

Também desperdiçam a oportunidade de mergulhar na filosofia sobre como alguém que perdeu a memória pode “escolher” ser uma pessoa do bem, mesmo com um passado negro. E olha que foi dada tanta atenção à ação que podemos sentir no seu “realismo artificial”, nas câmeras tremidas e nos locais comuns que se transformam em verdadeiros campos de batalha. Ainda assim cinco minutos a mais pra polir a trama não faria mal a ninguém.

[rating:4]


Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Julia Stiles
David Strathairn
Scott Glenn
Paddy Considine
Albert Finney
Joan Allen
Chris Cooper
Brian Cox

Direção:
Paul Greengrass

Produção:
Patrick Crowley
Frank Marshall
Paul Sandberg

Fotografia:
Oliver Wood

Trilha Sonora:
John Powell


ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram