O Suspeito (“Rendition”, EUA / África do Sul, 2007)

[youtube vVI6E8wGXD8]

Todos os dias dezenas de mulçumanos, israelenses, afegãos, iraquianos e árabes, a grande maioria inocente, morrem no Oriente Médio. Ninguém faz nada e acabam virando estatística. Basta um único americano morrer, que há um estardalhaço e uma forte – muitas vezes injusta – retaliação dos EUA. E é sobre isso que trata este suspense: um egípcio radicado nos EUA (Omar Metwally de “Munique“) é preso quando voltava da África do Sul e é levado a um país no Oriente Médio para ser interrogado por meio de tortura sem que ninguém saiba (somente a CIA, é claro), pois se desconfia que ele possa estar envolvido num ataque terrorista que matou o tal americano (e dezenas de nativos). Isso desperta o desespero de sua esposa (Reese Witherspoon de “Johnny & June“) a qual tenta chegar ao alto escalão de Washington para descobrir seu paradeiro.

Em meio a toda tortura, o maior suspense da produção ronda em saber se o tal suspeito, o qual é torturado ininterruptamente, é ou não culpado pelo envolvimento no tal atentado. Para isso foi bem escolhido o personagem de Jake Gyllenhaal (“Zodíaco“) que, no papel de agente participante dos interrogatórios é um dos mais humanos dos personagens e com o qual o público se identificará.

Focando em várias frentes diferentes durante a projeção – a esposa, o suspeito, a CIA, o agente – ainda há uma interessante trama análoga à paixão de “Romeu e Julieta” que, sem o público saber, vai se tornando o coração da narrativa. E quem for esperto descobrirá a grande sacada do final.

Com uma direção firme, atuações sólidas, mesmo com alguns clichês do gênero, não só merece ser assistido, como ainda tem extras ótimos. Entre eles o obrigatório documentário “Ilegal” sobre a tortura e hipocrisia dos EUA, além de um longo making off. Recomendado!

Nota 7,5


Ficha Técnica

Elenco:
Reese Whiterspoon
Omar Metwally
Jake Gyllenhaal
Moa Khouas
Zineb Oukach
Yigal Naor
J.K. Simmons
Meryl Streep
Bob Gunton
Peter Sarsgaard
Alan Arkin

Direção:
Gavin Hood

Produção:
Steve Golin
David Kanter
Keith Redmon
Michael Sugar
Marcus Viscindi

Fotografia:
Dion Beebe

Trilha Sonora:
Paul Hepker
Mark Kilian

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram