Alexandre (“Alexander”, EUA, 2004)

[youtube 8MMu38n8aW0]

Alexandre” naufragou nas bilheterias americanas, ou melhor, já chegou afundado pela crítica e jornalismo devido à polêmicas, boatos e dificuldades em sua realização.

Já é sabido que de arquivo histórico este Alexandre pouco ou nada tem pra oferecer, portanto vamos analisá-lo penas como ficção livremente inspirada na história. É fácil perceber a grandiosidade da produção e a precisão da reconstituição de época, com destaque para o palácio e jardins suspensos da Babilônia (uma das Sete Maravilhas do Mundo). As batalhas são espetaculares e viscerais bem no estilo de Stone. E ainda ele tomou a decisão (acertada) de se concentrar mais nos personagens saindo do estilo manjado de épico de batalhas.

Porém, mesmo com a decisão certa, ele enfocou os personagens de maneira errada. Fica difícil para o público associar uma figura histórica destemida e praticamente invencível, ao protagonista: Colin Farrel (de “Miami Vice“) interpreta Alexandre mostrando apenas seu lado fraco e confuso. Como um personagem com esse perfil conseguiria conquistar as fronteiras do mundo até então conhecido? E ao contrário do que se falou em entrevistas com a produção, a bissexualidade de Alexandre é muito mais pronunciada do que apenas insinuada, chegando a provocar risadas em vez de chocar.

Quanto a atuação o grande destaque vai para Val Kilmer, que já trabalhou com o diretor em “The Doors” e interpreta o pai de Alexandre, Rei Filipe. Kilmer sem dúvida, é a melhor coisa do filme. Por outro lado Angelina Jolie (“O Procurado“) está ridícula com um sotaque alemão que ninguém sabe de onde saiu, enquanto todos os demais personagens falam um inglês corrente. Outro ator de destaque é Jared Leto (“O Senhor das Armas“) interpretando Nephestion, personagem claramente homossexual e cego de amor por Alexandre. Leto consegue brilhar em seus momentos mais introspectivos e de resignação.

Um filme abaixo da média para um diretor do calibre de Stone. Séculos depois de ganhar tantas batalhas, deve ser duro para Alexandre perder justamente a guerra contra o cinema.

[rating:2.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Colin Farrell
Elliot Cowan
Anthony Hopkins
Angelina Jolie
Val Kilmer
Christopher Plummer
Jared Leto
Rosario Dawson
Jonathan Rhys-Meyer

Direção:
Oliver Stone

Produção:
Moritz Borman
Jon Kilik
Thomas Schühly
Iain Smith
Oliver Stone

Fotografia:
Rodrigo Prieto

Trilha Sonora:
Vangelis

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram