12 Heróis (“12 Strong”)

Genre :
Actor : , , , ,
Country :
Release Date : 2018

Poucos filmes tem um diferencial de ser baseado em uma história real como este. Até porque parece – e de certa forma é – com todos os clichês americanos dos filmes de guerra pós 11/09. Mostra o primeiro batalhão destacado para ir ao Afeganistão logo após a queda das torres gêmeas. Sua missão era abrir caminho derrotando um dos líderes do Talibã e surpreendentemente se compunha apenas de 12 homens, liderados por um recém promovido Capitão Nelson (o Thor Chris Hemsworth). Pior: além de enfrentarem uma força superior em volume suas únicas esperanças são uma facção de rebeldes afegãos que lutava contra outras facções da mesma região que também foram cooptadas pelos EUA.

Seus realizadores promovem os elementos básicos desse gênero: temos um patriotismo e exacerbado com algumas daquelas frases cheias de significados vazios que os americanos adoram e que são força motriz para toda a ação e atos de heroísmo duvidosos que desencadeiam alguns bons minutos de um ensurdecedor tiroteio. Tudo bem dirigido pelo dinamarquês Nicolai Fuglsig em parceria com a ótima fotografia de Rasmus Videbæk (“A Torre Negra”) que às vezes até carimba algumas cenas com o manto da licença poética, pois parecia inverossímil demais.

Assim, até o desfecho, julgamos “12 Heróis” como um apenas bom filme de ação, só que logo antes dos créditos finais quando se mostra que feitos que aparentemente tinham propósitos dramáticos, pois parecia absurdo demais para serem reais, são chancelados como verdade, não dá para deixar de analisar todo o filme em retrospecto. E a única conclusão plausível é que sequencias antes subestimadas por serem questionáveis, tomam um novo contorno e elevam a produção de patamar, mesmo que seus elementos principais não se alterem e, por isso, “12 Heróis” merece ser visto, até mesmo como contextualização da história, pois era uma época em que os americanos tinham certeza que seriam vistos como os mocinhos salvadores do Talibã e Al Qaeda e, quase 20 anos depois, sabemos da realidade completamente diferente que foi e da vã euforia que o ocidente tinha sobre fim do terrorismo.

Baseado no livro Horse Soldiers, esse é um que se pode ver sem medo.

Curiosidades:

– Dostum, nome do General da facção que ajuda os 12 soldados, significa “melhor amigo” em uzbeque (língua falada no Uzbequistão).
– No filme, a esposa de Nelson, personagem de Chris Hemsworth, é interpretada por Elsa Pataky que é a esposa de Hemsworth na vida real.

Ficha Técnica

Elenco:
Chris Hemsworth
Michael Shannon
Michael Peña
Navid Negahban
Trevante Rhodes
Geoff Stults
Thad Luckinbill
Austin Hébert
Austin Stowell
Ben O’Toole
Kenneth Miller
Kenny Sheard
Jack Kesy
Rob Riggle
William Fichtner
Arshia Mandavi
Elsa Pataky
Marie Wagenman
Allison King

Direção:
Nicolai Fuglsig

Produção:
Jerry Bruckheimer
Thad Luckinbill
Molly Smith

Fotografia:
Rasmus Videbæk

Trilha Sonora:
Lorne Balfe

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑