13° Distrito (“Brick Mansions”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2014

Último filme a ser completado pelo saudoso ator Paul Walker, o qual faleceu devido a um acidente de carro (seu último filme foi “Velozes e Furiosos 7” a ser lançado, mas ele morreu durante as filmagens).

Aqui ele repete seu papel de policial, Damien, que, num futuro próximo, deve entrar num distrito que é todo cercado para desarmar uma bomba que está nas mãos do chefe da máfia local (o rapper RZA de “O Homem com Punhos de Ferro” – por sinal rola até uma piada interna sobre esse filme). Para isso ele conta a ajuda de um interno, o francês Lino, na vida real David Belle (“A Família“), praticante de parkour que virou ator pela amizade com o diretor Luc Besson (“Lucy”) que escreveu o roteiro de “13º Distrito” e o produziu. Pra quem não sabe, parkour é tida como “a arte do deslocamento” que é o recurso mais usado por Lino nas cenas de ação. Outra curiosidade é que esta é uma refilmagem do francês “B13 – 13º Distrito” onde David Belle repete seu exato papel (quanta originalidade).

Escrito pelo delirante Besson, é de se esperar que a trama não se apegue em detalhes como coerência, seja ela narrativa, visual ou física. Por isso vemos que a dupla elabora os planos mais esdrúxulos (quando elabora) para reaver o artefato e pegar o vilão, entre outras crateras de roteiro que chega no ponto de se ter um dos finais mais improváveis do gênero de ação. Imaginar que um bando inteiramente armado se desloque por uma cidade sem que nenhum policial o veja é um insulto à mais básica inteligência. Chega num ponto onde fica engraçado até passar do ponto onde perde a graça.

Contudo não dá pra negar que pelo menos a química entre a dupla Walker e Belle é interessante no sentido em que Damien quase nunca consegue fazer os malabarismos de Lino, tornando-se um alívio cômico (a não ser quando a conveniência do roteiro pede para que ele seja também um especialista em parkour).

13º Distrito” passa despercebido no radar cinéfilo com todas as boas razões possíveis, mas pra quem curte parkour é uma oportunidade de prestigiar..

Ficha Técnica

Elenco:
Paul Walker
David Belle
RZA
Gouchy Boy
Catalina Denis
Ayisha Issa
Carlo Rota
Andreas Apergis
Richard Zeman
Robert Maillet
Bruce Ramsay

Direção:
Camille Delamarre

Produção:
Luc Besson
Claude Léger
Jonathan Vanger

Fotografia:
Christophe Collette

Trilha Sonora:
Marc Bell
Trevor Morris

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑