2019 – O Ano da Extinção (“Daybreakers”, EUA, 2009)

Não levem em conta o título esquisito. O espectador descobre por uma forte cena seguida dos créditos iniciais que sangue geneticamente modificado de morcego levou a uma epidemia global onde grande parte da população se transformou em vampiros. Dez anos se passaram e as pessoas e empresas desenvolveram tecnologias que ajudaram essa esmagadora maioria vampira viver em detrimento dos seres humanos normais que continuam caçados para servir de fonte de sangue.

O cientista-chefe da maior empresa provedora de sangue (Ethan Hawke de “Redes do Crime“) busca um substituto para o sangue a fim de tentar melhorar a convivência das raças, mas descobre que há um núcleo humano rebelde que, onde seu líder (Willem Dafoe de “Anticristo“) de alguma forma era vampiro e retornou ao estado de humano. Os dois se juntarão para tentar descobrir o método ao mesmo tempo em que lutam com a grande corporação que não quer deixar sua fonte de renda desaparecer.

Como subverte totalmente os conceitos essas criaturas e seu inter-relacionamento, algumas pessoas podem torcer o nariz. Mas acaba que a produção tem uma idéia consistente (absurda, mas consistente), um elenco que convence – principalmente a face sempre melancólica e atormentada de Hawke – fugindo da maioria dos clichês do gênero, como o destino da filha do presidente da empresa de sangue, efeitos especiais de primeira e usados para contar a história e não para se sobrepujar dela e, finalmente, doses de ação e sangue cavalares que não devem poupar o público.

Baseado na HQ homônima e com uma ótima sacada em seu terceiro ato, “2019 – O Ano da Extinção” se consolida como uma ótima ficção científica que dá um gás de originalidade num tema já tão batido como o vampirismo. Mais para um público de mente aberta do que para os tradicionais.

[rating:3.5]


Ficha Técnica

Elenco:
Ethan Hawke
Willem Dafoe
Claudia Karvan
Michael Dorman
Vince Colosimo
Isabel Lucas
Sam Neill
Paul Sonkkila

Direção:
Michael Spierig
Peter Spierig

Produção:
Chris Brown
Bryan Furst
Sean Furst

Fotografia:
Ben Nott

Trilha Sonora:
Christopher Gordon

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram