22 de Julho (“22 July”)

O massacre ocorrido na Noruega onde um extremista matou 77 jovens num campus escolar em 2011 é retratado por ninguém menos que Paul Greengrass, responsável por sucessos de público e crítica como a saga de “Jason Bourne” e “Capitão Phillips”.

Ele utilizou um elenco desconhecido todo norueguês, porém falando inglês para se tornar mais global e, apesar de determinadas serem fruto de conclusões mais que fatos, o diretor é detalhista, não só no fatídico evento – que toma conta do primeiro terço da narrativa – como também das consequências para os envolvidos e finalmente do julgamento assassino Anders Breivik, o que divide a produção em três atos distintos, mas fluidos entre si.

Se a história já não chocasse o suficiente, a direção fez questão de ser explícita na violência do primeiro ato. Entretanto, o que mais chama atenção é a maneira como o país lidou com a situação, muito diferente do que se faria em países como Brasil ou EUA, garantindo direitos ao réu, mesmo com imensa pressão da população, inclusive dando uma passada geral por todo o processo de segurança nacional que culminou no desastre.

O elenco, apesar de desconhecido faz um belíssimo trabalho, principalmente Anders Danielsen Lie de “A Caminho do Desconhecido” que faz o papel do extremista (coincidentemente ator e personagem dividem o mesmo primeiro nome), e Jonas Strand Gravli como o jovem a quem a narrativa foca para expressar a dor de quem sobreviveu. Ele, aliás, faz um belo monólogo já rumo ao desfecho, o qual tem uma pitada de redenção e de recomeço sem ser piegas e mais se atém aos fatos.

22 de Julho” é um daqueles filmaços escondidos no portfólio da Netflix que definitivamente merece mais que apenas uma passada de olho.

Curiosidade:

– A atriz que interpreta a juíza do julgamento é mãe de Anders Danielsen Lie que faz o papel do extremista assassino.
– A atriz que interpreta a assistente de defesa é irmã da verdadeira assistente de defesa do caso de Anders.

Ficha Técnica

Elenco:
Anders Danielsen Lie
Jonas Strand Gravli
Jon Øigarden
Maria Bock
Thorbjørn Harr
Seda Witt
Isak Bakli Aglen
Ola G. Furuseth
Marit Andreassen
Øystein Martinsen
Valborg Frøysnes
Harald Nordmann
Anders Kulsrud Storruste
Monica Borg Fure
Mathias Eckhoff

Direção:
Paul Greengrass

Produção:
Eli Bush
Gregory Goodman
Paul Greengrass
Scott Rudin

Fotografia:
Pål Ulvik Rokseth

Trilha Sonora:
Sune Martin

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑