5 Dias de Guerra (“5 Days of War”, EUA, 2011)

Genre : ,

O grande diretor de filmes de ação da década de 90, Renny Harlin, de uns tempos pra cá ficou mais a cargo de fracas produções B como “Evidências de um Crime”. Esta sua mais nova empreitada não deixa de ser uma produção de baixo custo e tem todos os elementos para tal, inclusive com um elenco há muito no ostracismo. Entretanto esse é um raro caso onde mesmo com um investimento pequeno e aspectos técnicos limitados, o resultado vai muito além das expectativas.

Logo o início já diz a que veio com uma seqüência de ação de tirar o fôlego. O centro da trama é o repórter de guerra Thomas (Rupert Friend de “Esposa de Mentirinha”) que após perder sua namorada, embarca numa depressão até receber a notícia do conflito entre Georgia e Rússia. Pra quem não sabe até hoje a Rússia usa de forças militares para tentar reanexar alguns Estados perdidos em seu auge como União Soviética. Então ele e seu fiel parceiro, o cameraman Sebastian (Richard Coyle de “W.E. – O Romance do Século”) se embrenham no âmago da Georgia, documentando e participando do conflito, além de tentar salvar uma família nativa de um dos massacres promovidos pelos russos.

Apesar de ter efeitos especiais claramente digitais, o diretor tirou leite de pedra e deu uma atmosfera épica, passando uma proporção de um país devastado. O elenco conseguiu mergulhar a fundo com uma ótima caracterização com a única exceção para a linda Emmanuelle Chriqui de “Arriscando Tudo” como a nativa da Georgia e interesse amoroso de Thomas que consegue a proeza de estar com um visual impecável mesmo depois de todas as agruras pelas quais passa. E falando ainda da escalação dos atores não dá pra deixar de rir da duvidosa participação do ex-astro Val Kilmer que agora além de estar parecido com um sapo gordo fica encarregado de pontas descartáveis em filmes como esse e “Corram que o Agente Voltou”, por exemplo.

Harlin trabalha muito bem as cenas de ação tornando os horrores da guerra gráficos o suficiente para chocar o espectador e manter o suspense sobre quem do elenco principal vai perecer. Com um desfecho mais do que artístico, “5 Dias de Guerra” chama atenção para todos os conflitos ao redor do mundo que não tem tido a menor atenção da mídia simplesmente porque não há interesse das grandes potências naquele território. Obrigatório.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Rupert Friend
Emmanuelle Chriqui
Richard Coyle
Heather Graham
Johnathon Schaech
Rade Serbedzija
Andy Garcia
Val Kilmer
Mikko Nousiainen
Mikheil Gomiashvili
Ana Imnadze
Antje Traue
Kenneth Cranham
Dean Cain
Sergo Shvedkov
Steven Robertson
Alan McKenna

Direção:
Renny Harlin

Produção:
Mirza Davitaia
George Lascu
Dan Masciarelli
Koba Nakopia

Fotografia:
Checco Varese

Trilha Sonora:
Trevor Rabin

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑