50% (“50/50”, EUA, 2011)

Genre : ,

Filmes de doenças terminais. Uma das promessas de lágrimas mais certeiras do cinema. Apesar de exemplares do gênero muito bem feitos como “Uma Prova de Amor”, é difícil atualmente encontrar um que se destaque. Por isso “50%” está bem acima da média.

O ator Joseph Gordon-Levitt que vem fazendo projetos bastante interessantes nos últimos anos como “A Origem” e “500 Dias com Ela”, é Adam. Após fazer alguns exames é diagnosticado com câncer e daí começa a sua batalha pra tentar vencer a doença.

Até aí nada demais. Não fosse o fato do diretor Jonathan Levine “Tudo Por Ela” ter um grande trunfo: ao invés de manipular o espectador com mesmices emocionais o espectador a se emocionar nos lugares comuns, ele praticamente toma uma postura mais imparcial e deixa a ótima química do elenco conduzir a atmosfera e os rumos da trama.

E é aí que Joseph Gordon-Levitt brilha por ser um personagem que foge ao clichê do doente terminal, mas ao mesmo tempo, plenamente ciente das consequências do tratamento e da sua chance de vida, o que dá margem ao título do filme. E os coadjuvantes retratam os várias aspectos que rodeiam essa situação, mas fora dos estereótipos normais, como a namorada que perde o interesse (Bryce Dallas Howard de “Além da Vida”); a psicóloga insegura (Anna Kendrick da “Saga Crepúsculo”) e o amigo que serve de alívio cômico (Seth Rogen de “O Besouro Verde”).

O resultado é uma obra que não se define, mas que faz o público rir, chorar e principalmente entender a condição do protagonista e colocá-lo como um igual, antes de colocá-lo num túmulo. A excelente trilha de Michael Giacchino (“John Carter – Entre Dois Mundos”) tem um frescor de uma comédia adolescente, mas consegue se metamorfosear num tom de seriedade sempre que a interpretação do elenco pede, e não vice-versa.

Talvez o grande mérito de “50%” seja desmistificar a doença com doses de humor e emoção, sem rotular a história. E também prova que para os males da vida, um filme como esse pode ser. “50%” é 100% garantido.
[rating:4]

Ficha Técnica

Elenco:
Joseph Gordon-Levitt
Seth Rogen
Anna Kendrick
Bryce Dallas Howard
Anjelica Huston
Serge Houde
Andrew Airlie
Matt Frewer
Philip Baker Hall
Donna Yamamoto
Sugar Lyn Beard
Yee Jee Tso
Sarah Smyth
Peter Kelamis

Direção:
Jonathan Levine

Produção:
Evan Goldberg
Ben Karlin
Seth Rogen

Fotografia:
Terry Stacey

Trilha Sonora:
Michael Giacchino

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑