600 Milhas (“600 Millas”)

De um jeito lento demais para ser comercial, mas na medida quase certa de uma narrativa contemplativa, o filme mostra uma realidade pouco conhecida e propiciada pelo comércio fácil de armas nos EUA: o tráfico para fora do país feito pelos cartéis mexicanos, os quais contratam jovens às vezes recém saídos da adolescência para o trabalho sujo.

E aí que encontramos o menino Arnulfo (o novato Kristyan Ferrer) que com seus 16 anos leva armas para fora do país. Aliás, o primeiro ato é interessante do ponto em que praticamente ensina como se faz, desde o modus operandi das compras espalhadas em várias lojas e feiras até a maneira de atravessar a fronteira com carros modificados e como armas e dinheiro trocam de mãos e alimentam a violência de um lado e egos infantis de outro.

Já no início do segundo ato entra Tim Roth (“Grace de Mônaco”) como o agente que investiga o tráfico e acaba sendo levado por Arnulfo, no golpe de azar, e juntos viajam pelo México desenvolvendo uma peculiar relação que pode culminar em risco máximo de suas vidas.

A produção tem alguns momentos que chamaria de males necessários: praticamente todo o segundo ato se passa dentro de um carro onde a narrativa escolhe, a seu tempo, algumas breves trocas de palavras entre a dupla de protagonista que mais tarde farão todo sentido, mas não deixa de ser incômodo ao próprio ritmo, por vezes moroso, inclusive com uma completa ausência de trilha sonora.

Apenas no último ato entendemos o quão importante é determinados enfoques contemplativos e o quanto de tensão isso gera, como na cena da cozinha ou na cena do primeiro confronto no quartinho onde o diretor propositalmente posiciona os dois personagens principais nos dois cantos da tela para denotar a distância e dualidade que separam duas realidades completamente diferentes.

A última cena tem uma espécie de anticlímax revelador e, por mais que se torça o nariz, não dá pra negar que em retrospecto, “600 Milhas” ganha criando uma conexão entre personagens que é posta a prova na base da violência do final e revelam personalidades e prioridades de cada um, mesmo que para isso o ritmo seja prejudicado.

Ficha Técnica

Elenco:
Tim Roth
Kristyan Ferrer
Alan Carlson
Mónica Del Carmen
Jim Hayes
Craig Hensley
Noé Hernández
Harris Kendall
Greg Lutz
Orlando Moguel

Direção:
Gabriel Ripstein

Produção:
Michel Franco
Gabriel Ripstein
Moisés Zonana

Fotografia:
Alain Marcoen

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