7 Dias em Entebbe (“7 Days in Entebbe”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2018

Sempre é bom ver diretores tentando novas formas de abordagem ou estilos diferentes. Mas dessa vez com o nosso brasileiríssimo José Padilha, isso não funcionou tão bem. “7 Dias em Entebbe” fala sobre o sequestro do avião da Air France por revolucionários palestinos, cujo objetivo era a libertação de prisioneiros de guerra em Israel. Como contexto histórico há décadas Palestina e Israel estão em guerra, hora mais velada, hora mais violenta.

O avião foi para Uganda e ficou por sete dias numa pressão imensa, pois havia divergência entre os próprios revolucionários, principalmente por dois alemães que acreditavam nos ideais palestinos, mas nunca haviam participado de uma ação que pudesse resultar em morte de inocentes. Eles são o centro da história, interpretados pelos sempre corretos Daniel Brühl (“O Paradoxo Cloverfield”) e Rosamund Pike (“Garota Exemplar”).

Como é um conflito que abrange vários aspectos, Padilha fez duas manobras que enfraqueceram a trama: a primeira foi distribuir a tensão numa quantidade excessiva de personagens com subtramas desnecessárias, como a do soldado israelense cuja namorada faz parte de um corpo de teatro e que no final, apesar da relevância histórica, não agrega em nada na trama principal.

A segunda manobra foi a mais estranha e nem parece vinda do diretor de clássicos de ação como “Tropa de Elite” e “Robocop”: ele quis dar um tom artístico ao clímax misturando uma ação lenta e morna com uma peça de teatro. A analogia entre a doação de si mesmo à peça e a precisão de seus movimentos com a ação antiterrorista impressa pelo governo de Israel é clara e conceitualmente interessante, porém o resultado é péssimo e deixa a cena chave do filme num marasmo. Os próprios créditos finais com o mote teatral já dizem muito dessa duvidosa escolha.

Os destaques positivos vão para as duas tramas que interessam – o sequestro e os bastidores políticos em Israel – e para ótimo Eddie Marsan (“Uma Forma de Assassinato”) que dá um show de interpretação como o Ministro da Defesa israelense.

7 Dias em Entebbe” vale pelo contexto histórico e pelas boas atuações, cria a tensão necessária, mas sua abordagem lúdica prejudica justamente as partes cruciais onde a direção falha onde não poderia.

Ficha Técnica

Elenco:
Rosamund Pike
Daniel Brühl
Eddie Marsan
Nonso Anozie
Ben Schnetzer
Mark Ivanir
Juan Pablo Raba
Denis Ménochet
Peter Sullivan
Angel Bonanni
Andrea Deck
Lior Ashkenazi
Kamil Lemieszewski
Brontis Jodorowsky
Natalie Stone

Direção:
José Padilha

Produção:
Tim Bevan
Eric Fellner
Ron Halpern
Kate Solomon
Michelle Wright

Fotografia:
Lula Carvalho

Trilha Sonora:
Rodrigo Amarante

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑