A 5ª Onda (2016) “The 5th Wave”

É quando “Independence Day” encontra “Crepúsculo”. Apesar de não alardeado, o filme se baseia numa série de livros homônimo que faz exatamente o mesmo caminho iniciado com o casal Bella e o vampiro Edward e que depois parece que teve como tendência entrar mais no mundo da ficção científica como a “Série Divergente”.

O primeiro ato é o melhor: vemos como alienígenas destruiu a maior parte da população em três ondas através dos olhos e diário da jovem Cassie (Chloë Grace Moretz de “Lugares Escuros”): a primeira é escuridão, a segunda destruição e a terceira, contaminação. É quando as forças armadas chegam anunciando a quarta onda, invasão, e recrutam crianças e adolescentes para ser o novo exército contra os extraterrestres, os quais tomam o corpo dos seres humanos como um parasita. Cassie então deve encontrar seu irmão numa base militar distante e desvendar o segredo que envolve a quinta onda.

O diretor J Blakeson do ótimo “O Desaparecimento de Alice Creed” se rendeu a todos os clichês que envolvem essas séries infanto juvenis, principalmente após o segundo ato quando Cassie vai conhecer seu interesse amoroso Evan (o ainda desconhecido Alex Roe), os quais protagonizam as cenas mais chatas. Tanto que a ação de verdade e até mesmo grande parte das reviravoltas se encontra no núcleo da base do exército no grupo em que está o irmão menor de Cassie, o qual é liderado coincidentemente pela antiga sua paixão, Ben (“Jurassic World”). E se vocês estão cheirando o triângulo amoroso Bella, Edward e Jacob, praticamente acertaram (o que deve se intensificar na continuação).

Apesar de explicado o tema do exército de crianças e adolescentes é uma das maiores forçadas de barra do roteiro com a única desculpa de capturar seu público alvo. Tudo isso faz a narrativa ficar irregular e muitas vezes cansativa mesmo que haja alguns ótimos momentos e boas reviravoltas, mas sempre seguidas de momentos água com açúcar ou lugares mais que comuns, principalmente com as caras e bocas da protagonista Chloë Grace Moretz já vistas em outros carnavais.

Os efeitos especiais (que aparecem logo na primeira meia hora) são ótimos e não poupam ninguém, o que sinaliza que as coisas podem melhorar daqui pra frente.

Apesar de mediano, “A 5ª Onda” depende muito de que rumo a série vai seguir, pois pode inovar como uma ótima ficção científica ou cair na mesmice de todas as séries manufaturadas em livros adolescentes que já estamos mais que cansados de ver por aí.

Ficha Técnica

Elenco:
Chloë Grace Moretz
Alex Roe
Liev Schreiber
Nick Robinson
Maika Monroe
Zackary Arthur
Ron Livingston
Maggie Siff
Maria Bello
Parker Wierling
Tony Revolori
Talitha Bateman
Cade Canon Ball
Alex MacNicoll
Nadji Jeter
Flynn McHugh

Direção:
J Blakeson

Produção:

Tim Headington
Graham King
Tobey Maguire
Matthew Plouffe

Fotografia:
Enrique Chediak

Trilha Sonora:
Henry Jackman

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Ed Junior
    on

    PQP, que filme ruim, afffffffffff, gastei meu suado dinheiro para ver um filme tão fraco, pessimo, atuações fracas, enredo fraco, tem filmes da sessão da tarde que bate esse filme tranquilamente. Quer um conselho, nem percam tempo vendo esse filme ruim.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑