A Arte da Autodefesa (“The Art of Self-Defense”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2019

Uma comédia de humor negro bem estranha que deve dividir opiniões. Na verdade para se sentir confortável é necessário o espectador “comprar” duas coisas: o protagonista e o ambiente por onde ele orbita.

O protagonista não é normal: Jesse Eisenberg da saga “Zumbilândia” é Casey e interpreta aquele seu personagem típico de tímido deslocado, mas elevado à enésima potência, o qual claramente tem um distúrbio psicológico que se fosse mais extremado poderia até ser comparado com o narrador de “Clube da Luta” interpretado por Edward Norton em 1999. De certa forma, no limite há uma certa mistura entre “Clube da Luta” e “Karatê Kid” aí.

Após Casey ser atacado na rua de noite por delinquentes mascarados, ele passa a frequentar às aulas de Karatê, cujo professor é muito bem defendido por Alessandro Nivola de “O Mago das Mentiras”, apesar de eu ter achado esse papel a cara do Sam Rocwell. Casey passa a ser autoconfiante numa variante extremada devido a seu distúrbio, mas ele não sabe que aquele dojo esconde um segredo (que se o público prestar atenção vai descobrir em minutos).

Como já citado, a segunda coisa que o espectador precisa “comprar” é o ambiente: a realidade onde se passa o filme também não é normal. Basta ver as cenas da interação de Casey com os colegas de trabalho ou ver uma das aulas de karatê para crianças ministradas pela professora auxiliar Anna (Imogen Poots de “Fran & Lola” com um papel importante aqui). Assim, todo o desenvolvimento da narrativa deve ser entendido dentro de uma realidade paralela levemente parecido com a nossa, mas com valores de personalidade diferentes, e talvez essa seja a parte mais resistente de se aceitar para que se abrace totalmente a produção.

O próprio desfecho é tão interessante quanto bizarro e justamente são as bizarrices que dão o charme ao filme. “A Arte da Auto Defesa” é um ótimo teste para se enxergar o quão aberto o espectador pode ser à novas e estranhas idéias numa narrativa. Vale a pena nem que seja para tentar.

Curiosidades:

– O diretor do filme Riley Stearns treina jiu-jitsu brasileiro.
– A foto do mestre no dojo é do fundador da arte marcial do Aikido, Morihei Ueshiba Osensei.
– As regras do dojo, conforme a placa na academia de Karatê são:
1. Sem sapatos no tatame.
2. Não leve comida ou bebida para o tatame.
3. Curve-se ao entrar ou sair do tatame.
4. Sempre traga sua faixa.
5. Lave seu Gi.
6. Respeite seu oponente.
7. Participe ou se quebre.
8. Participe ou adormeça.
9. Fique hidratado.
10. Se funciona, use.
11. Armas são para os fracos.

Ficha Técnica

Elenco:
Jesse Eisenberg
Alessandro Nivola
Imogen Poots
Steve Terada
David Zellner
Phillip Andre Botello
Jason Burkey
Mike Brooks
C.J. Rush
Davey Johnson
Hauke Bahr

Direção:
Riley Stearns

Produção:
Andrew Kortschak
Walter Kortschak
Cody Ryder
Stephanie Whonsetler

Fotografia:
Michael Ragen

Trilha Sonora:
Heather McIntosh

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑