A Autópsia (“The Autopsy of Jane Doe”)

Genre :
Actor : ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2017

Os filmes de terror bem-sucedidos – geralmente são também os bem feitos – costumam ter uma rentabilidade comercial enorme. Isso porque se gasta relativamente pouco e então o sucesso é mais que ganhar na loteria. E se no gênero terror sucesso é praticamente sinônimo de qualidade, isso também começa a atrair alguns talentos.

A Autópsia” é dirigido pelo norueguês André Øvredal que tem em seu currículo o sucesso cult “O Caçador de Troll” e, ao contrário deste, conta uma história num ambiente claustrofóbico: o porão de uma funerária onde se realizam autópsias.

E falando em talentos, Brian Cox de “Morgan” e Emile Hirsch de “Killer Joe – Matador de Aluguel” são respectivamente pai e filhos, dono do necrotério. Já de início mostram naturalidade a desempenhar autópsias em cadáveres em estados lastimáveis e com efeitos de maquiagem que deixa todos os detalhes expostos para que o público amante do gore vá ao delírio. É até interessante a maneira que o roteiro arranja de mostrar algumas das peças que mais tarde vão se tornar mortais.

No meio da noite chega um corpo totalmente preservado vindo de uma chacina ocorrida no mesmo dia. A dupla de protagonistas começa a autópsia, mas se deparam com detalhes arrepiantes e mal sabem que por trás daquele cadáver existe uma força sobrenatural implacável.

É daqueles filmes que assusta de verdade e sem precisar manipular o espectador com sons altos e repentinos ou falsos sustos, mas constrói uma tensão no andar de baixo da funerária que parece transbordar pra fora da tela. Isso é amplificado pela ótima atuação e pelo roteiro que jamais deixa os personagens tomarem decisões idiotas, mas sim, fazem tudo o que provavelmente alguém inteligente faria numa situação tão absurda e aterrorizante como aquela.

O diretor troca o desespero descerebrado por uma agonia misturada com tristeza que leva os personagens até a questionarem suas escolhas na vida, como na tocante cena dramática dentro do elevador. Os efeitos especiais são meticulosamente planejados para provocar o máximo de impacto com o mínimo de custo e a cenografia tem um papel fundamental para que o público se aperte dentro do pequeno mapa onde se passa a ação.

A Autópsia” propicia um terror com inteligência e tensão em níveis altíssimos, além de construir praticamente o enigma como um quebra cabeça humano. Recomendadíssimo.

Curiosidade:

– Se você achou a cadáver bonita, saiba que Olwen Catherine Kelly é “apenas” modelo da Victoria Secret.
– O diretor teve a idéia de fazer um filme de terror depois que se apaixonou por “Invocação do Mal“.

Ficha Técnica

Elenco:
Emile Hirsch
Brian Cox
Ophelia Lovibond
Michael McElhatton
Olwen Catherine Kelly
Parker Sawyers
Jane Perry

Direção:
André Øvredal

Produção:
Rory Aitken
Fred Berger
Eric Garcia
Ben Pugh

Fotografia:
Roman Osin

Trilha Sonora:
Danny Bensi
Saunder Jurriaans

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑