À Beira Mar (“By the Sea”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2015

Em entrevista de divulgação do filme, a diretora e também atriz Angelina Jolie de “Malévola” – que fez questão de colocar o sobrenome Pitt nos créditos – disse que esse filme refletia o momento difícil de seu casamento com Brad Pitt (“Máquina de Guerra”) e era uma forma de “exorcizar seus demônios” e melhorar ainda mais a relação de ambos. Não funcionou. Eles se separaram pouco depois. Tampouco funcionou como obra cinematográfica.

Eles também são marido e mulher no filme e vão passar uma temporada num afastado hotel no sul da França à beira mar na década de 70. Só que o relacionamento deles não vai bem: Pitt é Roland escritor que tenta se aproximar da esposa, mas vive constantemente bêbado e com bloqueio literário; Jolie é Vanessa, que odeia o lugar e fica enclausurada no quarto por conta de um evento a ser explicado mais tarde. A única coisa que pode mudar essa dinâmica é um casal recém-casado que vai para o apartamento vizinhos e contrasta do casal protagonista pelo excesso de amor, o que causa sentimentos conflitantes principalmente em Vanessa.

Para resumir o grande problema de “À Beira Mar”, são duas horas onde nada muda para os personagens. Por mais que os protagonistas exibam seu talento – questionável em alguns momentos – todos os (poucos) acontecimentos tem uma influência tão pequena em suas jornadas emocionais que na verdade nem parece uma jornada, mas sim algo que não sai do lugar. A própria instabilidade do casal permanece a mesma ou, sem trocadilhos, estável dentro de uma faixa de normalidade com variações mínimas. A própria reviravolta – ou o segredo de Vanessa – é contado de forma rápida e rasteira, tendo uma relevância quase zero para a narrativa ao fim e ao cabo.

À Beira Mar” afunda num marasmo sem ritmo, mesmo com a boa química de Pitt e Jolie, a qual foi tão boa que refletiu a disfunção real em seu relacionamento, mas não bastou para salvar o filme.

Curiosidades:

– O filme também serviu para uma lua de mel de renovação de votos entre Brad Pitt e Angelina Jolie, que na verdade calhou de ser o casamento oficial deles (eles estavam juntos há anos, mas sem serem casados).
– Angelina Jolie tem mais de 12 tatuagens. Elas não foram escondidas com maquiagem, mas sim retiradas com efeitos especiais em CGI.
– Angelina Jolie declarou que esse seria o último filme de sua carreira de atriz. Vamos aguardar.

Ficha Técnica

Elenco:
Brad Pitt
Angelina Jolie
Mélanie Laurent
Melvil Poupaud
Niels Arestrup
Richard Bohringer
Marika Green
Sarah Naudi
Aldo Buontempo
Philippe Martinet
Francis Xuereb

Direção:
Angelina Jolie

Produção:
Brad Pitt
Angelina Jolie

Fotografia:
Christian Berger

Trilha Sonora:v
Gabriel Yared

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑