A Bela e a Fera (“Beauty and the Beast”)

A Disney não brinca em serviço. A adaptação em live action do seu desenho de 1991 que por si só é uma adaptação musical do conto francês “A Bela e a Fera” é de cair o queixo. Não só porque é relativamente fiel a uma das melhores animações da Disney, como conseguiu pegar os melhores elementos de outras encarnações da história (da peça teatral, do livro, etc).

Emma Watson (“Amor e Revolução”) volta aos holofotes como Belle, linda jovem que vive numa vila preconceituosa com seu jeito aculturado de ser e sempre cortejada pelo valentão Gaston (Luke Evans de “A Garota no Trem”). Quando o pai de Belle (Kevin Kline de “A Última Viagem a Vegas”) é capturado por uma criatura, Belle consegue fazê-lo escapar, mas fica presa aos cuidados da Fera (Dan Stevens de “Caçada Mortal” e atualmente protagonizando a série da Marvel “Legion”) e de objetos animados sem saber que ela mesma pode ser a chave de quebrar o feitiço.

Essa produção de primeira linha é dirigida por Bill Condon (“Sr. Sherlock Holmes”) que conduz a ação com naturalidade e fluidez e com números musicais que se encaixam de forma orgânica na narrativa. Aliás, Alan Menken volta ao time depois de ser laureado com sua participação na própria animação original e com ampla experiência em filmes semelhantes como “Espelho, Espelho Meu” cria uma atmosfera musical dando frescor (e algumas benéficas mudanças) à trilha sonora do desenho com o carro chefe, a música tema de “A Bela e a Fera”, numa interpretação definitiva e inesquecível. O elenco está corretíssimo com destaque para a dupla Luke Evans como o vilanesco Gaston e Josh Gad (“Pixels”) como o “delicado” Le Fou em uma de suas melhores interpretações.

Finalmente os efeitos especiais são tão bem feitos e bem utilizados que conseguem conectar o espectador com os objetos mágicos, como se eles fossem seres humanos (e são). E um dos poucos casos onde o 3D realmente encanta sem ser incômodo.

Com mais essa incursão no mundo Disney de “A Bela e a Fera”, é certo que teremos mais um clássico contemporâneo carismático, encantador e difícil de bater. Obs: Em 2014 foi feito uma versão francesa de “A Bela e a Fera” – sem musical – que também vale muito a pena ver.

Curiosidades:

– Foi oferecido a Emma Watson o papel feminino de “La La Land” mas ela recusou pra fazer “A Bela e a Fera”. Foi oferecido o papel de Fera a Ryan Gosling em “A Bela e a Fera”, mas ele recusou pra fazer “La La Land”.
– Apesar de ser casado com uma francesa há 20 anos, Ewan McGregor precisou de aulas para pegar o sotaque francês corretamente.
– A data do primeiro ensaio caiu em 15 de abril, data de aniversário de 4 artistas do filme, incluindo Emma Watson, Luke Evans e Emma Thompson.
– Luke Evans colocou uma prótese dentária para esconder seus caninos protuberantes.

Ficha Técnica

Elenco:
Emma Watson
Dan Stevens
Luke Evans
Josh Gad
Kevin Kline
Hattie Morahan
Haydn Gwynne
Gerard Horan
Ray Fearon
Ewan McGregor
Ian McKellen
Emma Thompson
Nathan Mack
Audra McDonald
Stanley Tucci
Gugu Mbatha-Raw

Direção:
Bill Condon

Produção:
Todd Lieberman

Fotografia:
Tobias A. Schliessler

Trilha Sonora:
Alan Menken

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑