A Centopéia Humana (“The Human Centipede (First Sequence)”)

Foi um dos filmes mais polêmicos da safra de 2009 / 2010. Mas é tudo isso mesmo? Na teoria até é: só de pensar em ver três pessoas cirurgicamente conectadas uma a outra, ligando o ânus de uma à boca de outra, já dá náuseas e ânsia de vômito.

Mas na prática é assim: duas amigas, interpretadas por completas desconhecidas que faltaram nas aulas básicas de interpretação, ficam perdidas numa floresta. Ao invés de esperar amanhecer no carro ou na estrada, a dupla de cérebros iluminados resolve adentrar na mata, talvez esperando que uma capivara falante apontasse o caminho pra casa. Elas encontram a casa do médico maluco Dr. Heiter, um tal de Dieter Laser, o ator canastrão mais engraçado do planeta (detalhe: o papel é sério). Elas – e mais um japonês que deu sopa – vão servir para a aterradora experiência do cientista.

Mais da metade da produção se passa com as atrapalhadas tentativas de fuga da casa do vilão. O problema é que as personagens femininas são tão burras que a gente torce pra elas morrerem logo. Lógico que tudo é apenas uma preparação para a doce centopeia que vai ser criada. O diretor Tom Six, que parece ter começado sua carreira com longas metragens só pra chocar (ou como diria nas redes sociais, para causar), até conhece os fundamentos do cinema e elabora interessantes enquadramentos que vez ou outra, até fazem o espectador ter a vaga impressão que está diante de algo sério.

Mas tudo logo desaba e descamba para o trash quase cômico, seja por causa do roteiro sem pé nem cabeça ou pelo elenco sem tino nenhum pra esse troço chamado atuação. Apesar que, como já citado, vale a pena ver as presepadas do Dr. Heiter, principalmente a partir do segundo ato. A cena em que ele perde a calma com os policiais é desde já uma das mais engraçadas do gênero.

E chegando no ápice da história, quando a criatura finalmente toma forma, o público verá que graficamente não chega a assombrar. Se bem que para os mais sensíveis, talvez enoje mais por aquilo que não mostre. Tem muito sangue, mas não chega a uma carnificina exacerbada. “A Centopéia Humana” definitivamente só serve aos fãs do trash e quando muito a curiosos pela polêmica. No fim a grande verdade é que cumpre menos do que promete.

Ficha Técnica

Elenco:
Dieter Laser
Ashley C. Williams
Ashlynn Yennie
Akihiro Kitamura
Andreas Leupold
Peter Blankenstein

Direção:
Tom Six

Produção:
Ilona Six
Tom Six

Fotografia:
Goof de Koning

Trilha Sonora:
Patrick Savage
Holeg Spies

ELENCO

DIREÇÃO

Avaliações dos usuários

Não há avaliações ainda. Seja o primeiro a escrever uma.

Avalie o filme

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on telegram