A Colina Escarlate (“Crimson Peak”)

Genre : ,
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

É sempre bom ver Guillermo del Toro (“Círculo de Fogo”) retornando ao gênero do terror, ou nesse caso, do suspense sobrenatural e, como sempre, deixando a sua bela marca.

Ambientado no século retrasado, Mia Wasikowska de “Mapas Para as Estrelas” é Edith que conhece o misterioso Thomas (Tom Hiddleston de “Amantes Eternos”) e, após uma tragédia, casa-se e vai morar com ele e a tão misteriosa quanto irmã Lucille (a incansável Jessica Chastain também no cinema com “Perdido em Marte”) do outro lado do Atlântico numa isolada mansão numa região apelidada de Colina Escarlate. Lá Edith vai descobrir os horrores de fantasmas do passado para que possa desvendar o mistério da casa.

Apesar das quase duas horas, o roteiro dosa bem a dinâmica, deixando o primeiro ato inteiro como uma introdução dos personagens e da correlação entre eles, para que o espectador possa ter mais afinidade a partir daí, mas sem nunca abrir mão do clima soturno que Del Toro tanto preza. Outro ponto positivo do suspense é que ele não faz questão de esconder a maioria dos segredos durante muito tempo, mas sim a motivação dos personagens, provocando o nível de tensão certa para que o espectador fique apreensivo quanto ao final (se bem que logo a primeira cena mata um pouco dessa apreensão).

O elenco está excelente, Chastain dá um show e é desde já uma das grandes atrizes da atualidade, enquanto Mia Wasikowska mostra pela primeira vez sinais de uma performance mais intensa e diversificada dos papéis monocórdios-depressivos que pareciam ser seu fardo.

Enfim chegamos à melhor parte: os cenários e as criaturas saídas da mente de Guillermo del Toro são algo que estão num nível muito superior. A casa que fora toda construída em tamanho real beira por si só na fantasia que já vimos no sensacional “O Labirinto do Fauno”). E até mesmo os fantasmas, onde obviamente precisa de um limite para criatividade, são formidáveis e abomináveis em sua aparência, ao mesmo tempo que são distinguíveis entre si.

A mistura entre o ótimo roteiro, a excelente dinâmica entre os personagens a produção impecável e os cenários sensacionais, até ofusca um pouco o próprio suspense, mas não deixa de ser um filme recomendadíssimo e a um passo na frente dos exemplares do gênero.

Curiosidade: Repare que o livro que Edith está escrevendo é descrito não como uma história de fantasmas, mas uma história com fantasmas, o que é exatamente o que acontece no filme.

Ficha Técnica

Elenco:
Mia Wasikowska
Jessica Chastain
Tom Hiddleston
Charlie Hunnam
Jim Beaver
Burn Gorman
Leslie Hope
Doug Jones
Jonathan Hyde
Bruce Gray
Emily Coutts

Direção:
Guillermo del Toro

Produção:
Guillermo del Toro
Callum Greene
Jon Jashni
Thomas Tull

Fotografia:
Dan Laustsen

Trilha Sonora:
Fernando Velázquez

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑