A Conquista da Honra (“Flags of Our Fathers”, EUA, 2006)

Genre :

[youtube sYKjQX6amUk]

Clint Eastwood é um ótimo diretor e muito honesto em seus enquadramentos, fazendo um grandioso filme de guerra sobre a batalha de Iwo Jima. Daí a dizer que o filme é espetacular e merecia um Oscar é outra coisa.

Fica clara a influência quase incômoda que ele teve de Spielberg (que também produz o filme) em seu “Resgate do Soldado Ryan” e a cena da chegada na ilha de Iwo Jima é praticamente um plágio (vamos chamar de homenagem) à chegada das tropas americanas na costa da Normandia no filme de Spielberg. Também há sangue e tripas por todos os lados. Porém aqui, o longa de Eastwood vai além da guerra e mostra os interessantes desdobramentos nos EUA que a famosa foto da batalha deu “em casa” e aos soldados que sobraram para conta a história.

Nesse sentido mais dramático o filme é até mais rico por desconstruir o sonho americano. Porém “A Conquista da Honra” mostra que a direção no geral é boa, mas se destaca realmente quando há um ótimo roteiro ao lado, e não é a toa que o parceiro de Eastwood é Paul Haggis (brilhante roteirista de “Menina de Ouro” e diretor do vencedor do Oscar 2006, “Crash – No Limite”).

Nota 7,5


Ficha Técnica

Elenco:
Ryan Phillippe
Jesse Bradford
Adam Beach
John Benjamin Hickey
John Slattery
Barry Pepper
Jamie Bell
Paul Walker
Robert Patrick

Direção:
Clint Eastwood

Produção:
Clint Eastwood
Steven Spielberg
Robert Lorenz

Fotografia:
Tom Stern

Trilha Sonora:
Clint Eastwood

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑