A Dama Dourada (“Woman in Gold”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2015

Uma história singela baseado em eventos reais sobre uma senhora austríaca radicada nos EUA, Maria Altmann (Helen Mirren de “Hitchcock”) que após a morte da irmã descobre que pode ter direito a reaver um quadro da família que fora roubado pelos nazistas na 2ª Guerra Mundial. Então ela contrata um inexperiente advogado filho de sua amiga chamado Randy (Ryan Reynolds de “À Procura”) e enfrenta uma batalha judicial com o governo da Áustria que quer a qualquer custo manter o quadro no país.

Com flashbacks da vida de Maria na infância e juventude, a produção desenha um paralelo explicando as cicatrizes de uma família feliz destroçada pela guerra e como isso pôde afetar o psicológico da protagonista. O diretor Simon Curtis de “Sete Dias com Marilyn” não se esmerou muito explorando esse passado que não traz nada muito diferente de outros exemplares do gênero cujo tema é a 2ª Guerra. Tanto que deixou os artistas famosos para o segmento do presente, talvez para não serem ofuscados.

Mas nem precisava: se Reynolds não faz feio e se mantém no mínimo correto, Helen Mirren dá o seu show habitual de interpretação e praticamente carrega todo o filme nas costas, além de dar veracidade a atitudes que, com alguém menos experiente, poderia se passar por artificialidade de roteiro. O único equívoco foi o ator de Daniel Brühl “O Homem Mais Procurado” que aceitou um papel com tão pouca relevância que o roteiro forçou a barra no fim quando Randy diz a ele: “Não teríamos conseguido sem você“. (SPOILER ALERT: passe o mouse para ler a frase)

A fotografia de Ross Emery (“O Doador de Memórias”) é inteligente em estabelecer as diferenças entre EUA e Áustria, como entre o nublado e o branco, o que contrasta com as intenções egoísta do próprio país que se mostra mais clean. Da mesma forma separa o passado e o presente sempre deixando claro que estamos na mesma cidade mesmo com um nazismo de diferença.

Por esses aspectos técnicos e pelo carisma da protagonista, “A Dama de Ouro” comove sem muito alarde e mostra que não é preciso ser intenso pra ficar na lembrança.

Ficha Técnica

Elenco:
Helen Mirren
Ryan Reynolds
Daniel Brühl
Katie Holmes
Tatiana Maslany
Max Irons
Charles Dance
Antje Traue
Elizabeth McGovern
Jonathan Pryce
Frances Fisher
Moritz Bleibtreu
Tom Schilling
Allan Corduner
Henry Goodman

Direção:
Simon Curtis

Produção:
David M. Thompson
Kris Thykier

Fotografia:
Ross Emery

Trilha Sonora:
Martin Phipps
Hans Zimmer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑