A Exceção (“The Exception”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2016

Passado na 2ª Guerra Mundial, o filme se baseia em fatos reais para contar uma história fictícia: o Kaiser Wilhelm II (Christopher Plummer de “Todo o Dinheiro do Mundo”), ex-monarca da Prússia (região onde boa parte é a atual Alemanha) vive seu exílio no interior bancado pelo Füher.

O capitão Brandt (Jai Courtney de “Esquadrão Suicida”) foi destacado com a inglória tarefa de ser o guarda-costas do Kaiser. Inglória porque ele é um mero figurante na guerra. Só que quando chega em sua mansão conhece a empregada Mieke (Lily James de “O Destino de Uma Nação”) e os dois começam um tórrido relacionamento escondido. O que ele não sabe é que ela é uma espiã inglesa designada para matar o Kaiser.

O estreante diretor David Leveaux conseguiu dois feitos importantes: primeiro transformou uma trama relativamente complexa em algo simples de se absorver. São vários interesses conflitantes em jogo e cada personagem que adentra a narrativa, adiciona um conflito a mais. E para tornar acessível a história, Leveaux começa o primeiro ato desenvolvendo os personagens, para depois desenvolver a dinâmica entre eles e assim o espectador entende a complexidade individual e como a inteiração vai alterando seus pensamentos, interesses e atitudes. A partir da metade, o ritmo passa a acelerar e a surpreender, chegando num clímax que faz o público se preocupar com o destino de todos os personagens, inclusive os mais improváveis.

O elenco está afiadíssimo, mas com o destaque para Janet McTeer (“Pais e Filhas”) como a esposa do Kaiser que deseja sua riqueza da monarquia de volta, mas ama o marido independente de sua condição.

A Exceção” é um drama despretensioso que vai crescendo até o clímax sem medo de ousar e extrai grandes performances dos artistas e um desfecho que excede as expectativas.

Curiosidades:

– Coincidentemente Lily James faz praticamente dois filmes seguidos onde sua personagem encontra (ou vai encontrar) com o Primeiro Ministro Britânico Winston Churchill. Este e logo depois fez “O Destino de Uma Nação”.
– As filmagens foram feitas na mansão onde o Kaiser realmente viveu.
– O filme menciona que o Kaiser tem um problema no braço. Na realidade, seu braço foi danificado no parto e alguns dos nervos nunca se desenvolveram, deixando-o com alguns movimentos comprometidos e com o comprimento de 4 cm a menos do outro braço.

Ficha Técnica

Elenco:
Christopher Plummer
Jai Courtney
Lily James
Janet McTeer
Eddie Marsan
Anton Lesser
Aubeline Barbieux
Stéphane Auberghen
Ben Daniels
Martin Swabey
Martin Savage
Mark Dexter
Kurt Standaert
Kris Cuppens

Direção:
David Leveaux

Produção:
Lou Pitt
Judy Tossell

Fotografia:
Roman Osin

Trilha Sonora:
Ilan Eshkeri

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑