A Família Addams (“The Addams Family”)

Depois do clássico longa-metragem “A Família Addams” de 1991 com o saudoso Raul Julia como Gomez e Anjelica Houston como Morticia, seria difícil bater aquela versão, principalmente com a incomparável caracterização de Wandinha pela ainda criança Christina Ricci ou do Tio Funéreo pelo icônico Christopher Lloyd. Então os diretores Greg Tiernan e Conrad Vernon de “A Festa da Salsicha” tomaram a decisão correta e fizeram uma animação que presta homenagem desde a clássica série da década de 60, passando pelas HQs e, claro pelo filme de 1991 com os personagens criados por Charles Addams em 1938.

A trama quase decola, mas acaba na mesmice das animações: a família se muda para New Jersey depois de viver sendo expulsa de cidades por seus habitantes que não toleram (ou temem) seus hábitos peculiares. Refugiados num morro tudo vai bem até serem descobertos por uma picareta que produz um reality show e tenta virar a cidadezinha próxima contra os Addams. A velha história de personagem (ou personagens) que não se encaixam e devem ser aceitos ou se aceitarem.

No meio da premissa batida há ótimas e sofisticadas piadas de humor negro e algumas caracterizações ótimas como a de Morticia e Wandinha (o melhor do filme), enquanto outras deixam a desejar, como o Tio Funéreo muito simplório ou alguns excessos dos outros membros coadjuvantes da família.

A esperança estava numa subtrama que poderia subverter a narrativa: e se um membro da família Addams passasse a gostar de coisas normais ou de modinhas. Infelizmente essa parte é apenas superficial e some sem deixar vestígios.

A Família Addams” estilizada traz bons momentos, mas sem sair do lugar comum, mesmo tendo tido muitas oportunidades de surpreender.

*** Disponível no Telecine

Curiosidades:

– A Família Addams se muda para a cidade de Westfield, New Jersey onde nasceu seu criador, Charles Addams.
– Na série original o polvo de estimação era de Pugsley e não da irmã Wandinha.
– Há uma cena em que Morticia diz que junto com um balão vermelho sempre vem um palhaço assassino. É uma homenagem a “It – A Coisa”, cujo dublador de Pugsley, Finn Wolfhard, atua no filme.
– A voz da Coisa é do rapper Soop Dogg. Ele leu os diálogos e no filme eles estão de trás pra frente para dar a impressão de serem initeligíveis.
– A placa do carro da Família Addams é CHAS1938. Chas era o apelido de Charles Addams, criador da série e 1938 foi quando ela estreou em HQ.
– O nome da árvore é Ichabot em homenagem a Ichabot Crane, protagonista de “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça” de Tim Burton feito em 1999.

Ficha Técnica

Elenco:
Oscar Isaac
Charlize Theron
Chloë Grace Moretz
Finn Wolfhard
Nick Kroll
Snoop Dogg
Bette Midler
Allison Janney
Martin Short
Catherine O’Hara
Tituss Burgess
Jenifer Lewis
Elsie Fisher
Conrad Vernon
Aimee Garcia

Direção:
Greg Tiernan
Conrad Vernon

Produção:
Gail Berman
Alison O’Brien
Alex Schwartz
Conrad Vernon

Trilha Sonora:
Jeff Danna
Mychael Danna

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑