A Família (“The Family” / “Malavita”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2013

Robert De Niro (“A Família Flynn”) revive seus dias de mafioso numa – que pode ser considerada – homenagem do diretor francês Luc Besson (“As Múmias do Faraó”).

De Niro é Giovanni, um mafioso que para escapar da prisão denunciou seus companheiros e, portanto é jurado de morte por eles. Para escapar ele participa do programa de proteção a testemunha auxiliado pelo rabugento agente Stansfield (o igualmente rabugento Tommy Lee Jones de “Lincoln”). Enviados para a longínqua Normandia, ele e sua família devem se misturar aos locais.

O problema é que nenhum membro da família é normal: Gio é o típico mafioso que espanca e mata quem o engana; sua esposa Maggie (Michelle Pfeiffer de “Sombras da Noite”) é uma incendiária, Belle (Dianna Agron de “Eu Sou o Número Quatro”) tem ataques de raiva e sai distribuindo porrada e finalmente seu filho Warren (o novato John D’Leo) que pratica estelionato, roubo e agressão na escola.

Então o óbvio mote do filme é a (falta de) adequação entre essa família maluca americana e os tranquilos nativos europeus que, se de um ponto de vista por ser uma crítica social (o diretor é francês), por outro parece ser uma chance inocente para situações cômicas quando se aflora a personalidade destrutiva dos personagens.

Não que haja alguma originalidade no roteiro que na lembrança parece uma colagem de várias histórias parecidas, mas a química entre o elenco é excelente. De Niro faz mais uma vez uma boa caricatura do tipo de personagem que o deixou famoso desde “Máfia no Divã” e tem seu ponto alto numa belíssima homenagem na cena em que assiste “a si próprio” no clássico de Martin Scorcese “Os Bons Companheiros”.

Besson como sempre aposta em linhas pouco verossímeis e algumas cenas absurdas que pede ao espectador que releve muito do que se passa. Surpreendentemente, mesmo sendo uma comédia, há todo um humor negro envolvido inclusive com cenas de violência explícita. Sem muito acrescentar ao tema, “A Família” consegue explorar bem as situações cômicas entre os personagens e provoca ótimas risadas até um final meio insosso, mesmo que correto, o qual certamente fica abaixo das expectativas.

Ficha Técnica

Elenco:
Robert De Niro
Michelle Pfeiffer
Dianna Agron
John D’Leo
Tommy Lee Jones
Jimmy Palumbo
Domenick Lombardozzi
Stan Carp
Vincent Pastore
Jon Freda
Michael J. Panichelli Jr.
Paul Borghese
Anthony Desio
Ted Arcidi
David Belle

Direção:
Luc Besson

Produção:
Luc Besson
Ryan Kavanaugh
Virginie Silla

Fotografia:
Thierry Arbogast

Trilha Sonora:
Evgueni Galperine
Sacha Galperine

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑