A Freira (“The Nun”)

Genre :
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2018

A mais recente encarnação (desculpe o trocadilho) do universo de “Invocação do Mal” reúne toda a cartilha de sustos básicos do gênero numa história que talvez tenha confiado demais no próprio hype.

A vilã de “Invocação do Mal 2”, a entidade que atende pelo nome de Valak, personificada por uma freira tem sua história contada neste capítulo, onde ela assombra um abadia até que o Padre Burke (Demián Bichir de “Alien: Covenant”) e a noviça Irene (Taissa Farmiga de “Terror nos Bastidores”) vão até lá investigar um caso de suicídio.

Ah, Taissa é a irmã mais nova de Vera Farmiga que é a própria Lorraine Warren de “Invocação do Mal” e daí todo mundo pensou que nesse universo elas teriam algum tipo de parentesco. Mas vamos lá…

Os sustos são eficientes: vultos que vão de um lado para outro por de trás ou pela frente da tela; câmeras que giram ao redor dos personagens para revelar fantasmas por seus ombros; jogos de reflexos e sombras para dar um toque macabro; toda a receita de bolo que o estreante diretor Corin Hardy segue à risca para obter o resultado desejado. Inclusive a ajuda da trilha sonora de Abel Korzeniowski (“Animais Noturnos“) é essencial.

Só que a história nunca engrena direito. Aliás, a origem da entidade envolvendo relíquias, passagens secretas e a abadia que é um grande castelo passam mais uma impressão de um “Indiana Jones” de terror que inclusive às vezes descamba para o cômico por causa de Frenchie (Jonas Bloquet de “Elle”), o assistente local que parece ter saído do próprio “Indiana Jones”.

Efeitos especiais são muito bons, Farmiga é linda e Bichir convence. Já as situações as quais seus personagens passam convencem menos: o Padre insiste em perseguir espíritos, mesmo já sabendo o que acontece e que tudo é ilusão; a cena em que os personagens se separam é risível para dizer o mínimo; e o desfecho quebra a lógica apenas para emendar com os eventos do seu universo.

A Freira” é bom de susto, mas apenas mediano de narrativa, desvia da sua essência, além de cometer erros primários em momentos chave. Pra ser mais um pra conta.

Curiosidade:

– A palavra “Valak” aparece na placa de um caminhão quando os protagonistas chegam na vila romena.
– Um dos posters faz uma homenagem ao clássico “O Exorcista”. Veja:

Ficha Técnica

Elenco:
Demián Bichir
Taissa Farmiga
Jonas Bloquet
Bonnie Aarons
Ingrid Bisu
Charlotte Hope
Sandra Teles
August Maturo
Jack Falk
Lynnette Gaza
Ani Sava
Michael Smiley
Gabrielle Downey
David Horovitch
Tudor Munteanu

Direção:
Corin Hardy

Produção:
Peter Safran
James Wan

Fotografia:
Maxime Alexandre

Trilha Sonora:
Abel Korzeniowski

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑