A Garota Dinamarquesa (“The Danish Girl”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : , , , ,
Release Date : 2015

Levemente (bem levemente – veja nas curiosidades) inspirado em fatos reais, o novo filme do premiado Tom Hooper de “O Discurso do Rei” mostra outro ator premiado Eddie Redmayne de “A Teoria de Tudo”, na corrida de seu próximo Oscar. Inclusive tal qual em “A Teoria de Tudo”, o protagonista vive um problema ou dilema que depende de uma presença feminina muito forte, aqui encarada com igual maestria pela belíssima Alicia Vikander de “O Agente da UNCLE”.

Redmayne e Vikander são o casal de pintores Einar e Gerda, o qual tem uma boa reação até que ele se sente despertado por roupas femininas que evolui para uma confusão mental onde ele se sente como uma mulher, Lili. Enquanto Einar tenta perseguir seus desejos, Gerda sofre e ao mesmo tempo apoia as escolhas do marido.

O roteiro segue uma narrativa básica que compreende os quatro estágios psicológicos da morte (mas aqui com outro propósito): a negação, a raiva, a barganha, a depressão e a aceitação, o que acontece mais com Gerda. Portanto os demais eventos perdem um pouco da sua importância sendo que Einer tem mais a mostrar pela atuação de Redmayne como transexual do que em relevância do roteiro. Não é a toa que mais uma injustiça do Oscar foi perpetrada: Redmayne tem menos tempo em tela e foi indicado como melhor ator; Vikander tem mais tempo em tela e foi indicada apenas como melhor atriz coadjuvante. Ambos apresentam um ótimo desempenho sendo talhados para o papel.

O trabalho técnico é primoroso, seja com a reconstituição de época ou com a fantástica fotografia de Danny Cohen, negligenciado por esse filme, mas indicado por “O Quarto de Jack”. Uma pena que seu final seja tão clichê ao ponto de quase diluir o efeito dramático do clímax.

A Garota Dinamarquesa” é um drama de atuações poderosas e muito bem escrito, mesmo que em alguns momentos perca um pouco seu ritmo.

Curiosidades:

De “baseado em fatos reais” o filme tem muito pouco. Veja porque:

curiosidades

Ficha Técnica

Elenco:
Alicia Vikander
Eddie Redmayne
Matthias Schoenaerts
Amber Heard
Tusse Silberg
Adrian Schiller
Emerald Fennell
Henry Pettigrew
Claus Bue
Peter Krag
Angela Curran
Pixie
Richard Dixon
Ben Whishaw
Pip Torrens

Direção:
Tom Hooper

Produção:
Tim Bevan
Eric Fellner
Anne Harrison
Tom Hooper
Gail Mutrux

Fotografia:
Danny Cohen

Trilha Sonora:
Alexandre Desplat

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑