A Grande Muralha (“The Great Wall”)

Genre :
Actor : , , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2016

Pra um filme que tinha tudo pra ser ruim, chega a ser uma boa surpresa que ele não decepciona. Até porque nada mais fora da reta do que colocar Matt Damon (“Jason Bourne”) como um mercenário da idade média que chega na muralha da China e tem que enfrentar uma legião de monstros. E olha que o roteiro segue todas as convenções do gênero, inclusive com aquele senso de humor fora de hora tipicamente americano. Chega a ser difícil entender como dá certo, mas dá.

O diretor chinês Yimou Zhang do sensacional “Flores do Oriente” faz sua estréia em Hollywood e, conhecido pelo seu senso apurado de estética, não faz feio e constrói sequencias visuais bastante interessantes que são aderentes tanto aos recursos do roteiro quanto à bela fotografia do parceiro do diretor, Xiaoding Zhao e seu par americano Stuart Dryburgh (“Alice Através do Espelho”).

Até a questão da tradução do mandarim para o inglês foi bem pensada através do personagem bonitinho, mas ordinário – e se não fosse por isso, dispensável – de Willem Dafoe (“A Lista”). Os efeitos especiais são regulares, muitas vezes revelando a sua natureza digital, mas pelo menos cumprem seu papel.

O elenco está correto para o absurdo a que se presta, com destaque para o ator chileno Pedro Pascal das séries “Narcos” e “Game of Thrones” que talvez é o melhor que incorpora o conceito de alívio cômico equilibrado, mas consegue fazer rir sem desviar o espectador da urgência da situação. Pena que foi subaproveitado para não tirar o protagonismo de Damon.

Como ação descompromissada, “A Grande Muralha” tem um surpreendente êxito para baixas expectativas e consegue chegar no limite da competência que uma combinação tão não usual poderia atingir. Vale o ingresso.

Curiosidades:

– Foi até o momento o filme mais caro da China.
– Matt Damon aprendeu arco e flecha com o atual campeão mundial do esporte, Lajos Kassai.
– Para se comunicarem entre si a equipe de filmagem contava com cerca de 100 tradutores entre mandarim e inglês.

Ficha Técnica

Elenco:
Matt Damon
Tian Jing
Willem Dafoe
Andy Lau
Pedro Pascal
Hanyu Zhang
Lu Han
Kenny Lin
Eddie Peng
Xuan Huang
Ryan Zheng
Karry Wang

Direção:
Yimou Zhang

Produção:
Jon Jashni
Peter Loehr
Charles Roven
Thomas Tull

Fotografia:
Stuart Dryburgh
Xiaoding Zhao

Trilha Sonora:
Ramin Djawadi

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑