A Informante (“The Whistleblower”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country : , ,
Release Date : 2010

Enquanto Glória Perez e companhia fazem bobagem tentando explorar o tráfico humano em Salve Jorge, Hollywood consegue que uma produção de quase duas horas seja infinitamente superior abordando o mesmo tema. Sem deixar nada a desejar para “A Hora Mais Escura”, “A Informante” também é baseado na história real de uma mulher, Kathryn Bolkovac (a linda e talentosa Rachel Weisz, a bruxa má de “Oz: Mágico e Poderoso”).

Ela é uma policial americana que se inscreve num programa da ONU para missão paz durante o pós guerra na Bósnia em 1999. Ao chegar lá, descobre um esquema de tráfico de mulheres para prostituição. Ela só não sabia que grande parte da organização que trabalha com ela estava envolvida nesse esquema e então sua vida passa a correr perigo.

Comparei com “A Hora Mais Escura” pelas diversas semelhanças e qualidades: primeiramente tem uma mulher forte, porém humana como o centro da trama; envolve o mesmo contexto de um ambiente de guerra; e principalmente, apesar do âmbito passar a impressão de ser um filme de ação, na verdade este é um ótimo exemplar de suspense com reviravoltas narrativas que provocam claramente uma tensão no espectador, principalmente no último ato.

Weisz coloca toda sua força no papel sendo, sem dúvida, um de seus melhores nos últimos tempos. A direção da novata canadense Larysa Kondracki é firme e percebe-se que ela teve o controle inclusive da sala de edição, visto que a narrativa transcorre de forma bastante fluida, sem cansar o espectador. Ao contrário, algumas cenas mesmo sem um pingo de ação são um soco na boca do estômago do público, pois fogem de qualquer clichê. E por falar em soco, em seu último ato, o roteiro consegue um clímax de emoções fortes sempre pautadas pela realidade nua e crua. Como se não bastasse, a trilha encorpada do oscarizado Mychael Danna por “As Aventuras de Pi” consegue potencializar toda a agonia do momento.

A Informante” desnuda o tráfico de mulheres (sem trocadilhos) e apresenta ótimas performances de atuação, direção e design de produção. Daqueles filmes que mereciam uma passagem pelo cinema.

Ficha Técnica

Elenco:
Rachel Weisz
Vanessa Redgrave
Monica Bellucci
David Strathairn
Nikolaj Lie Kaas
Benedict Cumberbatch
David Hewlett
Coca Bloos
Luke Treadaway
Liam Cunningham
Anna Anissimova

Direção:
Larysa Kondracki

Produção:
Amy Kaufman
Christina Piovesan
Celine Rattray

Fotografia:
Kieran McGuigan

Trilha Sonora:
Mychael Danna

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑