A Maldição da Casa Winchester (“Winchester”)

Genre :
Actor : , ,
Director : ,
Country : ,
Release Date : 2018

O que é real: a Mansão Winchester, mundialmente conhecida como A Casa Feita por Espíritos ou A Casa Mais Assombrada do História foi um lugar construído e reconstruído continuamente por Sarah Winchester, acionista majoritária da companhia fabricante de armas Winchester, porque ela acreditava que espíritos a atormentavam por causa da violência das armas e ela desenhava cômodos para abrigá-los e depois mudava tudo de novo.

O que é ficção: a história particular contada no filme em que um decadente e drogado médico Eric Price (Jason Clarke de “Evereste”) foi contratado para avaliar o estado mental de Sarah Winchester (Helen Mirren de “Beleza Oculta”) justamente por causa de sua obsessão em gastar o dinheiro da empresa na empreitada de construir continuamente a mansão. Só que Eric vai se deparar com uma maldição que vai ameaçar a toda a família remanescente dos Winchester e a ele mesmo.

Os irmãos Spierig, que recentemente dirigiram o mais recente e até bacaninha episódio da saga de “Jogos Mortais”, dispensa as sutilezas e já parte para uma série de sustos que funcionam justamente por abraçarem as convenções do gênero com algumas subversões que fazem a diferença. Inclusive é potencializado por uma ótima edição que foge do apelativo.

Outra característica já batida, mas que foi conduzida muita bem é a relação de humor e suspense do próprio Dr. Eric que, constantemente dopado por causa do láudano (uma forte droga do início do século XX), não sabia o que era real (espíritos) ou fruto de sua imaginação, e daí o ator Jason Clarke se apropriou muito bem dessa linha de interpretação para construir seu personagem no limiar entre o drama e a comédia sem que um negligenciasse o outro (bem bonita a subtrama sobre a sua esposa, por sinal).

Com alguns altos e baixos, seu desfecho vai dividir opiniões, pela física aplicada, mas entendi muito mais como um simbolismo do que em efeito prático. E esse entendimento é fundamental para se gostar mais ou menos da produção (que em nosso caso, foi para mais). “A Maldição da Casa Winchester” é um arroz com feijão bem feito que tem alguns furos de roteiro, mas a direção e o elenco compensam de longe.

Curiosidades:

– A fabricante de armas Winchester inicialmente era uma fábrica de roupas masculinas dirigida pelo sogro de Sarah Winchester. Começaram a fazer pesquisa e desenvolver armas pelo mesmo design dos famosos revólveres da Smith & Wesson e quando esta foi a falência, a Winchester a comprou, formando o mais famoso fabricante da época.
– A produtora comprou os direitos de fotografia da Mansão Winchester que hoje é aberta ao turismo. Assim, agora é proibido tirar fotos na casa para não competir com o filme.
– O terremoto que ocorre na casa no último ato, ocorreu de fato, mas logicamente não foi devido a eventos sobrenaturais.

Ficha Técnica

Elenco:
Helen Mirren
Jason Clarke
Sarah Snook
Finn Scicluna-O’Prey
Emm Wiseman
Tyler Coppin
Michael Carman
Angus Sampson
Alice Chaston
Eamon Farren
Laura Brent
Bruce Spence

Direção:
Michael Spierig
Peter Spierig

Produção:
Tim McGahan
Brett Tomberlin

Fotografia:
Ben Nott

Trilha Sonora:
Peter Spierig

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑