A Maldição da Chorona (“The Curse of La Llorona”)

Com um dos piores títulos para um filme de terror nos últimos anos, “A Maldição da Chorona” é uma espécie de spin off da franquia “Invocação do Mal” e se junta à “Freira” com um de seus pontos baixos, sem necessariamente ser ruim, mas não sai do lugar comum, apesar das boas intenções.

Passado em 1973, justamente para ter um vínculo bem superficial com “Annabelle”, a história fala sobre uma lenda latina do espírito maléfico de uma mulher que chora por vingança e vem à Terra para levar os filhos dos outros. E acontece dessa maldição passar para a família da assistente social Anna (Linda Cardellini do vencedor do Oscar 2019 “Green Book – O Guia”).

O roteiro é em sua maior parte sério e o elenco e correto, com exceção de algumas piadinhas – uma irritante em especial no final – que fazem a narrativa tropeçar. Às vezes ousado, mas geralmente não quer se comprometer e injeta os clichês já batidos. Os sustos já fazem parte do manual do terror moderno, onde alguns funcionam bem e outros são questionáveis.

O ponto mais delicado, entretanto, é a natureza da entidade: apesar de ser colocada como um espírito, seu método de matar ou assustar é irregular de tal forma que ela parece fazer as coisas, apenas para ser conveniente com o roteiro. A própria “solução” no clímax tem uma relação forçada com a história. Daí é uma questão do espectador engolir a proposta ou não.

A Maldição da Chorona” abraça os clichês de seus antecessores, não se arrisca e fica numa média razoável pra quem tá com falta de opções de um terror um pouquinho mais sério.

Curiosidades:

– Há uma cena em que a filha de Anna está assistindo a um episódio de Scooby-Doo. É uma piada interna com o fato da protagonista Linda Cardellini ter interpretado a Velma no filme de 2002.
– O Padre Perez que apareceu em “Annabelle” também aparece aqui e é o vínculo com a franquia de “Invocação do Mal”. Fora isso, não há nenhuma outra relação.
– Estreou no Brasil no mesmo dia em que a verdadeira Lorraine Warren de “Invocação do Mal” veio a falecer.

Ficha Técnica

Elenco:
Linda Cardellini
Roman Christou
Jaynee-Lynne Kinchen
Raymond Cruz
Marisol Ramirez
Patricia Velasquez
Sean Patrick Thomas
Tony Amendola
Irene Keng
Oliver Alexander
Aiden Lewandowski
Paul Rodriguez
John Marshall Jones
Ricardo Mamood-Vega
Jaydan Valdivia

Direção:
Michael Chaves

Produção:
Gary Dauberman
Emile Gladstone
James Wan

Fotografia:
Michael Burgess

Trilha Sonora:
Joseph Bishara

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑