A Menina que Tinha Dons / Melanie: A Última Esperança (“The Girl with All the Gifts”)

Genre : , ,
Actor : , , ,
Director :
Country : ,
Release Date : 2016

Em meio a um apocalipse zumbi, uma garota infectada, mas que apenas exibe parte do sintoma pode ser a chave para a cura. E no que sobrou de uma base militar, um destacamento é tudo o que eles têm de esperança para encontrar um local seguro.

É um daqueles filmes – tal qual “Dois Lados do Amor” – que tem um primeiro ato tão forte que chega a diluir o resto. Nesse caso, entretanto, o diretor Colm McCarthy de “Outcast”, consegue entregar mais que o esperado, mesmo derrapando no ritmo em determinados momentos.

Ele consegue desenvolver bem os personagens principais dando a complexidade suficiente para que não se portem simplesmente como bandidos ou mocinhos, onde se destaca a interpretação sempre correta de Paddy Considine de “Já Estou Com Saudades” com o sargento que inicialmente é preconceituoso em relação à garota Melanie, mas que tenta entender a sua natureza.

E a estreante mirim Sennia Nanua é definitivamente a chave da produção que surpreende em atuação e com mérito para o que o próprio roteiro aponta, baseado no best seller britânico homônimo. Quando ela questiona se ela é a cura ou a evolução e por sua vez deveria ser poupada ou não em prol de um novo mundo com novas espécies, é algo que faz até repensarmos o tema dos zumbis – que aqui são chamados de famintos – como conceito, o que mais do que nunca justifica o desfecho.

Além disso, faz-se muito com o pequeno budget: efeitos especiais discretos, mas criativos e certeiros, e com direito a algumas sequencias muito bem coreografadas (leia-se o caos que se instala no primeiro ato).

A Garota que Tinha Dons” vale pela originalidade da abordagem e pelo elenco, tem boas reflexões e só erra pontualmente em sua estruturação como narrativa.

Curiosidades:

– No livro a Melanie é branca e a professora é morena. No filme é o inverso, onde a professora é interpretada por Gemma Arterton (“As Vozes“)
– A cunhada de Glenn Close (de “Albert Nobbs“, que interpreta a Dra. Caldwell) gosta tanto de filmes de zumbi que quando soube que Close iria participar, pediu pra ser uma figurante. Ela é um dos famintos na cena do shopping.
– O autor do livro, Mike Carey, também aparece um faminto na cena da invasão da base.
– Algumas tomadas aéreas foram feitas em cima de Prypjat na Ucrânia, a cidade que hoje está abandonada devido ao acidente da usina de Chernobyl.
– A descrição do vírus que infecta as pessoas e as transforma em famintos é semelhante a um vírus que existe na vida real (O.unilateralis), mas que só infecta as formigas da espécie carpinteiras.

Ficha Técnica

Elenco:
Gemma Arterton
Sennia Nanua
Paddy Considine
Glenn Close
Dominique Tipper
Anamaria Marinca
Daniel Eghan
Fisayo Akinade
Anthony Welsh

Direção:
Colm McCarthy

Produção:
Camille Gatin
Angus Lamont

Fotografia:
Simon Dennis

Trilha Sonora:
Cristobal Tapia de Veer

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑