A Negociação (“Arbitrage”, EUA, 2012) ***NOS CINEMAS***

Genre : , ,

Robert Miller é um empresário que se deu muito bem, tem uma linda família com uma esposa que dá todo apoio e ainda tem uma fundação para caridade. E ele é uma boa pessoa. Ele também lançou indevidamente lançamentos contábeis no livro caixa de sua empresa (chama-se fraude) para encobrir um rombo justamente para que ela não desvalorizasse, visto que está prestes a ser vendida. Também mantém uma amante chamada Julie. E é essa dualidade entre a pessoa que tem boas e más atitudes, boas e más intenções, nobre e ao mesmo tempo corruptível, a corrupção que se dá tanto pelo dinheiro, quando na ética ou na alma… sobre tudo isso o tema deste suspense dramático acima da média.

É interessante que o gatilho para os conflitos tenha menos a ver com o tema principal, mas que acaba permeando a teia de acontecimentos: fatigado pela turbulenta venda da empresa, Miller (muito bem interpretado por Richard Gere de “Codinome Cassius 7”) sai com sua amante, mas no caminho sofrem um acidente que acarreta na morte dela. Preocupado que o incidente possa desfavorecer sua operação financeira, ele tenta encobrir seus passos, mas é interrogado pelo astuto oficial Bryer (Tim Roth de “Violência Gratuita”). Então Miller deve completar a venda da empresa mesmo com tudo jogando contra ele antes que fechem o cerco e descubra que ele estava presente no acidente. O roteiro é muito bem amarrado e fecha todas as pontas, além de delinear muito bem os personagens e suas complexidades, o que faz com que a questão da corrupção se aplique não só para Miller como para todos os demais participantes da trama, independente de suas intenções.

Destaque para o diálogo de Miller com sua filha (Brit Marling de “A Outra Terra”), o qual é a essência da obra em si e se trata justamente sobre quando a alma se corrompe e a sua necessidade de se corromper para um bem maior. Não dá pra deixar de refletir sobre os famosos criminosos de colarinho branco como os julgados em 2012 no escândalo do mensalão.

Seu final emblemático mostra o peso que cada um carrega e o preço que cada um tem que pagar pelos seus atos, independente da justiça funcionar ou não. “A Negociação” encontra no seu tom comedido um espaço perfeito para discutir algumas questões devem suscitar boas avaliações dos cinéfilos.
[rating:3.5]

Ficha Técnica

Elenco:
Richard Gere
Susan Sarandon
Tim Roth
Brit Marling
Laetitia Casta
Nate Parker
Stuart Margolin
Chris Eigeman
Graydon Carter
Bruce Altman
Larry Pine
Curtiss Cook
Reg E. Cathey

Direção:
Nicholas Jarecki

Produção:
Laura Bickford
Justin Nappi
Robert Salerno
Kevin Turen

Fotografia:
Yorick Le Saux

Trilha Sonora:
Cliff Martinez

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑