A Nona Vida de Louis Drax (“The 9th Life of Louis Drax”)

Genre : ,
Actor : , , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

O diretor Alexandre Aja é conhecido por fazer filmes de terror como o mais recente “Predadores Assassinos” e, portanto, é uma agradável surpresa quando ele investe num suspense fantasioso protagonizado por um ator mirim, no caso Aiden Longworth de “Assassinato por Encomenda”.

Ele é Louis Drax, uma criança sempre propensa a acidentes, narrativa contada pelo próprio com aquele tom infantil e até bem humorado. No seu nono acidente, ele cai de um penhasco, por pouco não morre e entra em coma. Tudo indica que quem provocou a queda foi o pai Peter (Aaron Paul de “Hellion”) que está foragido, enquanto a mãe Natalie (a apaixonante Sarah Gadon de “Indignação”) está consternada enquanto ambos são atendidos pelo médico bonitão, mas casado Dr. Pascal (Jamie Dornan de “Robin Hood – A Origem”) e é claro que isso vai dar o que falar.

O melhor do roteiro e condução de Aja é que o que parece uma fábula narrada por Louis antes e durante o seu período no coma, transforma-se gradativamente num suspense onde nada é o que parece e, ao vermos o mundo pela visão do mundo pelos olhos da criança possibilidade uma série de interpretações que convergem a uma interessante reviravolta no último ato, nem tanto pela imprevisibilidade (lá pelo meio do filme já dá pra desconfiar), mas pelo peso que ela tem ao se olhar em retrospecto e como a produção adquire esse próprio peso em tensão e emoção justamente por se tratar de um protagonista mirim.

Independente do personagem, é interessante do fato de nenhum deles ser inerentemente bom ou mau e todos teres suas falhas – até o próprio Louis – dando complexas camadas que são bem exploradas mesmo num tempo mais compacto.

A produção também tem a vantagem de provocar uma experiência áudio-visual bastante interessante com a abordagem do diretor de fotografia Maxime Alexandre (que geralmente trabalha nos filmes de Aja).

A Nona Vida de Louis Drax” é um suspense inusitado e peculiar e que, apesar de um pouco previsível, é capaz de prender a atenção do público com sua boa condução narrativa.

Curiosidades:

– Há uma cena em que o Dr. Pascal acorda e fala Loyd ao invés de Louis. Esse erro passou despercebido por todos e inclusive nem foi corrigido na pós-produção, mantendo-se na versão final do filme.
– O roteiro estava sendo escrito há mais de 10 anos por Max Minghella para que seu pai Anthony Minghella, só que Anthony faleceu em 2008 e portanto o roteiro ficou à deriva até Max encontrar com Alexandre Aja e ambos sentirem afinidade com o projeto.
– O personagem Louis Drax foi baseado no filme Os Intocáveis onde na cena inicial os personagens estão num armazém que está escrito “Propriedade de Louis Drax”.

SPOILER – SÓ LEIA SE JÁ VIU O FILME!

– Há uma cena de beijo entre Dr. Pascal e Natalie. Essa cena foi a primeira a ser gravada nas filmagens. Sarah Gadon estava com a garganta inflamada e está com medo de passar para Jamie Dornan. Por sua vez Jamie Dornan estava gripado e estava com medo de passar para Sarah Gadon. Quando ambos descobriram que estavam doentes, eles não se importaram mais e a cena foi gravada.

Ficha Técnica

Elenco:
Sarah Gadon
Jamie Dornan
Aaron Paul
Oliver Platt
Aiden Longworth
Molly Parker
Terry Chen
Julian Wadham
Anjali Jay
Lina Roessler
Luke Camilleri
Jane McGregor
Sarah-Jane Redmond
Anthony Shudra
Alex Zahara

Direção:
Alexandre Aja

Produção:
Alexandre Aja
Tim Bricknell
Max Minghella
Shawn Williamson

Fotografia:
Maxime Alexandre

Trilha Sonora:
Patrick Watson

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑