A Promessa (“The Promise”)

Talvez a história do filme seja mais bonita do que a história contada no filme: o bilionário produtor Kirk Kerkorian é armênio. Para se ter uma idéia sem ele nosso grande lutador Rocky Balboa jamais teria chegado ao cinema. O sonho dele era contar a história de seus antepassados, principalmente no episódio ocorrido na Primeira Guerra Mundial quando o império Otomano na Turquia promoveu o extermínio sistemático de mais de 1 milhão e meio de armênios (mais ou menos 1/4 do número de judeus na Segunda Guerra Mundial por conta do Nazismo). Depois de anos tentando com os estúdios Kerkorian, já fora um dos chefes da MGM, finalmente conseguiu materializar seu sonho através das lentes do diretor Terry George de “Traídos Pelo Destino”.

Na história, Oscar Isaac de “Operação Final” é o armênio Mikael que é prometido a uma mulher de seu vilarejo e vai para Constantinopla (atual Istambul) por dois anos estudar medicina. Lá ele conhece Ana (Charlotte Le Bom de “Atentado em Paris”) que é namorada do jornalista de guerra Chris (Christian Bale de “Ford vs Ferrari”) e acabam formando um triângulo amoroso quando a guerra explode e cada um encontra seu destino.

Na ânsia de fazer um épico, a narrativa se alonga um pouco demais pelas pouco além de duas horas, mas no contraponto, o carisma do elenco e sua atuação compensa e provoca afinidade ao espectador.

O roteiro não escapa dos grandes clichês de triângulos amorosos, principalmente em seu desfecho, que parece um pouco forçado. Por outro lado, há uma consistente veia dramática que faz até os mais descarados clichês se acomodarem ou se adequarem ao tipo de abordagem que o diretor utiliza.

A Promessa” é um grande filme com uma ótima fotografia e ótimas atuações, e que mesmo recaindo em alguns lugares comuns, dá gosto de ver seja pela sua relevância histórica, seja narrativa e atuação.

Curiosidades:

– O cantor de rock Chris Cornell que performa a música dos créditos finais, faleceu pouco depois da estréia do filme.
– O único personagem totalmente fictício é o jornalista Chris interpretado por Christian Bale.
– O Dia Mundial da Lembrança do Genocídio Armênio é 24 de abril.

Ficha Técnica

Elenco:
Oscar Isaac
Charlotte Le Bon
Christian Bale
Shohreh Aghdashloo
Marwan Kenzari
Angela Sarafyan
Tom Hollander
Jean Reno
Daniel Giménez Cacho
Numan Acar
Igal Naor
Milene Mayer
Tamer Hassan
Alicia Borrachero
Abel Folk

Direção:
Terry George

Produção:
Eric Esrailian
Mike Medavoy

Fotografia:
Javier Aguirresarobe

Trilha Sonora:
Gabriel Yared

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑