A Qualquer Custo (“Hell or High Water”)

Genre :
Actor : , , ,
Director :
Country :
Release Date : 2016

O desenvolvimento de personagens, sua química, dinâmica e conexões na maioria das vezes é mais relevante do que a complexidade da história ou de suas reviravoltas. O novo filme de David Mackenzie (“Sentidos do Amor”) é um ótimo exemplar dessa afirmação.

Basicamente gira em torno de três (mais um) personagens e tem uma história bem simples, quase simplória: dois irmãos, Toby e Tanner (Chris Pine de “Mulher Maravilha” e Ben Foster de “Warcraft”), roubam bancos, pois tem um propósito – que não é nenhum mistério, mas acho desnecessário revelar. Jeff Bridges de “O Sétimo Filho” é o policial Marcus, prestes a se aposentar que vê uma oportunidade de um último bom feito ao pegar os ladrões, ao lado do seu parceiro descendente indígena Alberto (Gil Birmingham da saga “Crepúsculo”).

O que aparentemente seria um filme de perseguição em estilo texano, transforma-se num drama de desenvolvimento de dois relacionamentos e como seus personagens ficam quando estes se encontram. Por um lado, o relacionamento dos dois irmãos é bem coeso sendo o maior elemento dramático o sacrifício que um pode fazer pelo outro e o autoconhecimento necessário para que esse sacrifício seja feito. Por outro, a relação de Marcus e Alberto é algo que o espectador se conecta gradativamente a partir de piadas racistas que o primeiro tira com o segundo pela sua descendência indígena e como essa amizade de anos aflora para público.

E entre o drama dos irmãos, o leve humor entre os amigos e a bela fotografia árida feita por Giles Nuttgens (que ele repete em “Os Mais Jovens”), entra o terceiro ato como um soco no estômago e quando Bridges brilha de tal forma que ofusca quase tudo no filme, mostrando o calibre do ator. Nesse momento entendemos o valor de todas as relações da narrativa a qual é potencializada por um perfeito último diálogo, fechando com a trilha de ninguém menos que o cantor e compositor Nick Cave (“Os Infratores”).

A Qualquer Custo” é um filme sobre pessoas e como seus sentimentos também são os mais intensos, com uma produção que equilibra elementos técnicos, artísticos e ritmo com grande harmonia.

Curiosidades:

– David Mackenzie perdeu ambos os pais durante as filmagens. O filme é dedicado a eles.
– O filme todo se passa no Texas, mas nenhuma de suas cenas foi filmada lá e sim no México.
– Chris Pine interpreta o irmão mais novo, mas na vida real é dois meses mais velho que Bem Foster.
– A cidade de Olney no Texas tem várias menções durante o filme, pois é uma homenagem ao clássico “A Últimas Sessão de Cinema” de 1971 estrelado pelo próprio Jeff Bridges.
– Numa cena próximo ao fim do filme Tanner está sentado numa pedra. Se o espectador prestar atenção, ma mesma pedra há uma cobra que se mexe levemente. Ninguém da equipe de filmagem percebeu até o fim da tomada.

Ficha Técnica

Elenco:
Ben Foster
Chris Pine
Jeff Bridges
Gil Birmingham
Dale Dickey
William Sterchi
Kristin Berg
Jackamoe Buzzell
Katy Mixon

Direção:
David Mackenzie

Produção:
Peter Berg
Carla Hacken
Sidney Kimmel
Julie Yorn

Fotografia:
Giles Nuttgens

Trilha Sonora:
Nick Cave
Warren Ellis

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑