A Salvação (“The Salvation”)

Um western no melhor estilo americano estrelado por um dinamarquês, dirigido por outro e que funciona! Mads Mikkelsen do premiado “A Caça”, é Jon, europeu que veio tentar a sorte no velho oeste americano e após seis anos conseguiu trazer sua esposa e filho para junto. Neste mesmo dia, eles são abordados por estranhos, resultando na morte de sua família, mas também na dos próprios bandidos. Só que o irmão de um dos vilões, Henry (Jeffrey Dean Morgan de “A Possessão”) é o criminoso mais procurado daquelas bandas e vai aterrorizar a cidade até achar Jon.

O diretor Kristian Levring conseguiu trazer uma realidade sem glamour com cenários sujos calcados na provável realidade da época, ao mesmo tempo em que traça com seu diretor de fotografia Jens Schlosser (também seu conterrâneo) paisagens belíssimas que ainda ficam mais destacadas com o uso acertadíssimo da iluminação, como na cena noturna em que Jon corre atrás de uma carruagem logo no primeiro ato, contrastando com o sol escaldante das pradarias que ainda encontram elementos que a torna quase uma pintura.

O roteiro é simples, baseado numa trama de vingança, produz momentos de tensão (os primeiros vinte minutos são sensacionais) e não poupa os personagens de cenas de violência explícita. Outro aspecto explorado com sutileza – mas que passa a mensagem – é a do próprio fato do protagonista ser europeu e o racismo que começava a brotar contra todo aquele diferente do ideal do verdadeiro americano.

Mikkelsen continua com sua expressão impassível, mas que tem o poder de falar de vários sentimentos apenas com um olhar, enquanto Eva Green (“Sin City: A Dama Fatal”) sai da sua persona de femme fatalle e cria uma interessante e misteriosa personagem até por conta de sua limitação dentro do papel.

A Salvação” tem tudo o que um western de qualidade precisa: bons personagens, suspense, ação e violência. E ainda dá o bônus da ótima fotografia e trilha. Um dos grandes achados do gênero.

Curiosidade: Mads Mikkelsen e Eva Green já foram o vilão e a Bond Girl em “Cassino Royale“, primeiro filme do 007 com Daniel Craig como protagonista.

Ficha Técnica

Elenco:
Mads Mikkelsen
Eva Green
Jeffrey Dean Morgan
Eric Cantona
Mikael Persbrandt
Douglas Henshall
Michael Raymond-James
Jonathan Pryce
Alexander Arnold
Nanna Øland Fabricius
Toke Lars Bjarke
Sean Cameron Michael

Direção:
Kristian Levring

Produção:
Sisse Graum Jørgensen

Fotografia:
Jens Schlosser

Trilha Sonora:
Kasper Winding

 

1 Comment

Leave us a comment

  • Marcos
    on

    Filme sensacional, uma obra prima!

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑