A Seita Misteriosa (“Sound of My Voice”)

Genre : ,
Actor : , ,
Director :
Country :
Release Date : 2011

Brit Marling e uma atriz e roteirista que gosta de fazer filmes filosóficos. Em 2011 ela fez o ótimo “A Outra Terra” e também fez esse “A Seita Misteriosa” com a mesma pretensão de ser dúbio e questionador. Só que não atingiu o mesmo patamar, mesmo sendo recomendado.

Christopher Denham de “Argo” e a desconhecida gatinha Nicole Vicius são um casal que para fugir de suas vidas normais, fazem um documentário que visa desmascarar seitas não ortodoxas. Até que entram em uma chefiada por Maggie (Marling), uma mulher que diz ser do futuro. Eles tentam descobrir a verdade por trás do culto, mas acabam se deixando levar pelos encantos de Maggie.

Dirigido por Zal Batmanglij, parceiro de Marling que também a dirigiu em “O Sistema” com ela, o filme se divide em dois pontos de vista interessantes, correlacionados, mas distintos: o primeiro é a questão óbvia se Maggie veio do futuro (o que por si só já valeria o ingresso), e o segundo é sobre o poder de persuasão que líderes de seitas como essa tem até mesmo em pessoas céticas como o casal protagonista.

Ainda que a execução tenha sido muito bem feita, o roteiro acabou sendo pretensioso demais. Ele não aprofunda nenhuma das duas questões, deixando tudo pela metade com a desculpa que o espectador que deve se questionar após o filme. Só que fazendo uma análise mais fria, percebemos que algumas cenas (como a última) parecem ter sido jogadas simplesmente pra confundir, sem o cuidado de um desenvolvimento orgânico dentro da narrativa. Daí “A Seita Misteriosa” soa mais como a mesma fraude que Maggie, líder da seita, quer performar: um discurso carismático com ótima plasticidade, mas que na prática carece menos de explicação e mais de coerência.

Destaque para o elenco relativamente desconhecido que consegue envolver o espectador e compra a briga mesmo com a história ainda por contar. Não se engane: é um bom filme e sim, questionador. Mas faltou pequenos detalhes para fazê-lo decolar.

Ficha Técnica

Elenco:
Christopher Denham
Nicole Vicius
Brit Marling
Davenia McFadden
Kandice Stroh
Richard Wharton
Christy Meyers
Alvin Lam
Constance Wu
Matthew Carey

Direção:
Zal Batmanglij

Produção:
Brit Marling
Hans Ritter
Shelly Surpin

Fotografia:
Rachel Morrison

Trilha Sonora:
Rostam Batmanglij

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑