A Série Divergente: Convergente (“The Divergent Series: Allegiant”)

Dá pra se fazer várias críticas à série “Divergente”. Só não dá pra negar que cada episódio leva o espectador para um universo completamente diferente e uma abordagem tal e qual.

Agora, quando Evelyn (Naomi Watts de “Enquanto Somos Jovens”) assume o poder, ela fecha todas as fronteiras com medo do desconhecido lá fora e começa os julgamentos e execuções de seus opositores, o que corretamente passa a idéia à Tris (Shailene Woodley) que tudo mudou pra continuar a mesma coisa. Então ela, Quatro, seu irmão e amigos escapam e encontram a cidade de onde partiu a idéia do experimento em Chicago, provando que Tris seria a única pura da cidade. Enquanto pensam que estão salvos, o diretor do experimento (Jeff Daniels de “Steve Jobs”) tem outros planos para nossos heróis.

O diretor Robert Schwentke que está no barco desde “Insurgente” fez deste um filme morno demais. Os personagens, as motivações e as narrativas estão todas lá. Mas aparentemente a história foi muito longa para ser contada nas duas horas de filme e então os eventos acontecem muito rápido para serem absorvidos pelo espectador. Por exemplo, as duas novas facções que se formam em Chicago e entram em guerra parece algo quase etéreo de tão pouco explorado que é. Tanto que ao final, quando as pessoas saem nas ruas, a narrativa visual parece não encaixar com o que havia sido mostrado até então.

Isso provoca pequenos, mas sensíveis furos no roteiro, como a falta de explicação para a manipulação da visão da mãe de Tris ou a própria harmonia do complexo de laboratório onde não se entende exatamente a motivação dos personagens.

Os coadjuvantes são mais desenvolvidos e Miles Teller (que contracenou com Woodley em “O Maravilhoso Agora”) continua roubando todas as cenas como o dúbio Peter, ao mesmo tempo alívio cômico e elemento vilanesco da trama.

Convergente” não faz feio, dá uma boa continuidade à trama, mas se perde na quantidade de conteúdo e nem sempre escolhe a melhor forma de ser apresentado.

Ficha Técnica

Elenco:
Shailene Woodley
Zoë Kravitz
Naomi Watts
Theo James
Miles Teller
Maggie Q
Jeff Daniels
Ansel Elgort
Bill Skarsgård
Jonny Weston
Joseph David-Jones
Keiynan Lonsdale
Nadia Hilker

Direção:
Robert Schwentke

Produção:
Lucy Fisher
Pouya Shahbazian
Douglas Wick

Fotografia:
Florian Ballhaus

Trilha Sonora:
Joseph Trapanese

 

No Comments

Leave us a comment

No comment posted yet.

Leave a Comment

↑ BACK TO THE TOP ↑